Ensino da Saúde Ambiental na Costa Rica: marco pedagógico
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Saúde Ambiental
modelos pedagógicos
estratégias de aprendizagem
técnicas didáticas
técnicas de avaliação

Como Citar

Peraza-Castro, M., & Alvarado-Zeledon, X. (2021). Ensino da Saúde Ambiental na Costa Rica: marco pedagógico. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 21(2), 102–107. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/1053

Resumo

Este artigo nasce da pergunta: como ensinar saúde ambiental num contexto universitário? Mencionam-se os desafios que como área do conhecimento adquiriu ao responder às necessidades do país. O objetivo deste artigo é explorar os modelos pedagógicos e as estratégias de aprendizagem utilizadas no Bacharelado e na Licenciatura em Saúde Ambiental da Escola de Tecnologias da Universidade da Costa Rica para estimular o processo de ensino-aprendizagem nos alunos. Os dados foram obtidos a partir da análise dos programas das unidades curriculares do plano de estudos e da aplicação de um questionário aos professores. São identificadas 17 técnicas didáticas, das quais as mais utilizadas são as aulas magistrais, seguidas de exposições, passeios ou visitas ao campo e trabalhos em grupo nas aulas. Por outro lado, identifica-se que os exames são a técnica mais utilizada para avaliar os conhecimentos adquiridos pela população estudantil, seguidos dos testes curtos e dos relatórios de visitas. É evidente a complexidade envolvida no desenvolvimento do plano de estudos de Saúde Ambiental, exigindo uma equipa docente que tenha, além de uma adequada abordagem e interpretação do objeto de estudo, a clareza de que se encontra num processo de formação que deve primeiro mudar atitudes nos estudantes para que, como profissionais também mudem na sociedade os comportamentos desta em relação ao meio ambiente, com o firme propósito de melhorar as condições de saúde das pessoas.
PDF (Español (España))

Referências

Perfil de egreso del Bachillerato y Licenciatura en Salud Ambiental. Escuela de Tecnologías en Salud. Universidad de Costa Rica; 2016.

Rengifo Cuéllar H. Conceptualización de la salud ambiental: teoría y práctica (parte 1). Rev Peru Med Exp Salud Publica. 2008; 25(4):403–9.

Piñuel Raigada JL. Epistemología, metodología y técnicas de análisis de contenido. Estudios de Sociolingüística. 2002; 3(1):1–42.

Samboy L. La evaluación sumativa (Unidad 3). 2009. [citado el 10 de agosto de 2021] Disponible en: https://www.uaeh.edu. mx/docencia/VI_Lectura/MGIEV/documentos/LECT93.pdf.

Vives Hurtado MP. Modelos pedagógicos y reflexiones para las pedagogías del Sur. Boletín Redipe. 2016; 5(11):40–55.

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.