Resumo
Objetivo: Resumir as descobertas mais relevantes obtidas em diversos estudos cujo objetivo é investigar a origem da legionelose esporádica.
Métodos: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica em revistas nacionais e internacionais (1990-jun 2012) e foram selecionados os artigos que se ajustam ao objetivo do estudo. Os artigos foram classificados em três grupos: (i) estudos que visam identificar fatores ambientais de risco; (ii) estudos baseados na hipótese de transmissão a partir de fontes concretas; e (iii) estudos baseados na variabilidade espaço-tempo da legionelose.
Resultados: Dos 27 artigos selecionados, a metade (13) foi realizada no Reino Unido ou nos EUA, e 2 em Espanha. Os fatores de risco ambiental identificados com mais frequência foi o historial de viagem durante o período de incubação e ser motorista de profissão. Fontes de infeção relacionadas historicamente com surtos, como as torres de refrigeração e a água de consumo, também se associaram com os casos esporádicos. Diversos autores assinalam de forma consistente a influência dos fatores meteorológicos na incidência e estão a adquirir importância os estudos cujo objetivo é a análise do padrão espacial de apresentação dos casos.
Conclusões: Apesar das diversas hipóteses sobre a origem da legionelose esporádica, não existe uma evidência epidemiológica clara sobre as fontes de infeção. Põe-se em questão se as medidas de controlo e vigilância realizadas atualmente estão a ser suficientemente eficazes para prevenir o aparecimento de casos esporádicos e destaca-se a necessidade de continuar a investigar.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.