Resumo
Las floraciones de cianobacterias se están convirtiendo en un importante problema en la calidad del agua en muchos países del mundo, debido a la producción de cianotoxinas, con actividad hepatotóxica y neurotóxica, que las convierten en un riesgo para la salud. Entre ellas, las microcistinas (MC) son las toxinas más frecuentemente detectadas en aguas superficiales. En este trabajo revisamos de forma sucinta los posibles riesgos tóxicos derivados de la exposición a MC, fundamentalmente por consumo de aguas contaminadas, lo que justifica en definitiva la necesidad de llevar a cabo programas de monitorización y control de las mismas.As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.
Downloads
Não há dados estatísticos.