Cádmio presente no sangue e a sua relação com o consumo de tabaco numa população de trabalhadores de um hospital
PDF (Español (España))

Palavras-chave

cádmio
tabaco
fumo do tabaco
fumador passivo

Como Citar

Díaz Díaz, A., González-Estecha, M., Trasobares Iglesias, E. M., Morales Bayle, C., Fuentes Ferrer, M., & Fernández Pérez, C. (2012). Cádmio presente no sangue e a sua relação com o consumo de tabaco numa população de trabalhadores de um hospital. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 12(2), 102–109. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/329

Resumo

A exposição da população em geral ao cádmio é um problema de saúde pública, sendo as principais fontes o consumo de tabaco e a exposição ambiental ao fumo do mesmo. Este trabalho teve como objetivo determinar a concentração de cádmio no sangue numa população de trabalhadores de um hospital e a sua associação com o consumo de tabaco. Aplicou-se um questionário PESA® a 395 indivíduos. O cádmio no sangue mediu-se por espectrometria de absorção atómica com atomização eletrotérmica. A mediana de cádmio no sangue foi 0,29 μg/L. A mediana de cádmio nos fumadores (0,83 μg/L) foi a mais elevada e a dos ex-fumadores (0,31 μg/L) foi superior à dos indivíduos que nunca tinham fumado (0,21 μg/L). Dentro do grupo de fumadores, observou-se uma associação entre a concentração de cádmio e o número de cigarros fumados. No grupo de ex-fumadores observou-se uma associação com o número de cigarros que tinham consumido e uma correlação negativa entre o tempo decorrido desde o abandono do hábito tabágico e a concentração de cádmio no sangue. Dentro do grupo de pessoas que nunca tinham fumado, observou-se uma diferença entre a concentração de cádmio nos fumadores passivos (0,24 μg/L) em relação àqueles que não o eram (0,20 μg/L). A concentração de cádmio no sangue está relacionada com o consumo de tabaco. São necessários mais estudos para confirmar a existência de concentrações mais altas de cádmio no sangue de fumadores passivos.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.