Resumo
Objetivo: Conhecer o impacto dos níveis de pólen de gramíneas na utilização de consultas de cuidados primários de saúde por episódios de rinite alérgica e asma, em Santiago de Compostela durante um ano.
Método: Foi realizado um estudo ecológico descritivo. Comparou-se a variável dicotómica sobreconsulta (semanas com um número de consultas superior ao esperado) com os níveis de pólen. Também, se correlacionaram os episódios de asma ou rinite alérgica com a contagem de pólen, os contaminantes atmosféricos e as condições atmosféricas. As variáveis que comprovaram associação foram analisadas por regressão logística.
Resultados: As sobreconsultas por rinite alérgica estão significativamente associadas com os altos níveis de gramíneas. Existe uma forte associação direta do número de episódios de rinite alérgica com a contagem de pólen e os níveis de ozono. Os níveis de pólen influenciam significativamente a existência de sobreconsultas mas não existe relação entre estas e os níveis de ozono. Existe um número significativamente maior de consultas para a asma quando os níveis de pólen de gramíneas são elevados. Observa-se uma forte associação direta dos episódios de asma com os níveis de pólen e com os níveis de ozono. Estes influenciam significativamente a existência de sobreconsultas mas não existe nenhuma relação entre estas e os níveis e gramíneas.
Conclusões: O nível de pólen de gramíneas parece aumentar a probabilidade de sobreconsultas por rinite alérgica, nos cuidados primários de saúde. Não existe evidência de que os níveis de pólen de gramíneas aumentem o número de consultas, por asma, nos cuidados primários de saúde.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.