Ambiente atmosférico urbano e admissão hospitalar de crianças, na cidade de São Paulo, Brasil
PDF

##plugins.themes.healthSciences.article.supplementaryFiles##

Sin título
Tabela 1
Tabela 2

Palavras-chave

lima intraurbano
saúde urbana
doenças respiratórias
crianças

Como Citar

Nunes da Silva, E., & Ribeiro, H. (2013). Ambiente atmosférico urbano e admissão hospitalar de crianças, na cidade de São Paulo, Brasil. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 13(1), 30–36. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/381

Resumo

As alterações climáticas constituem risco para a saúde pública. Contudo, poucos estudos têm procurado identificar como a dinâmica do clima afeta a saúde, a fim de se obter dados que alimentem modelos de previsão de riscos para a saúde. Nas cidades tropicais esses estudos são particularmente escassos. Esta pesquisa teve como objetivo verificar como as condições atmosféricas intraurbanas afetam a saúde respiratória das crianças menores de cinco anos no setor Sul/Sudeste, da cidade de São Paulo, associando as variáveis atmosféricas e o índice bioclimático PET (Physiological Equivalent Temperature) com as admissões hospitalares. Analisaram-se 12.269 casos de internamento por doenças respiratórias em crianças – CID 10, Capítulo 10 - Doenças Respiratórias (J00-J32; J40-J47; J80-J99). Os dados diários de temperaturas média, mínima e máxima do ar (ºC), humidade relativa média do ar (%) e velocidade média do vento (m/s) foram obtidos na estação meteorológica do aeroporto de Congonhas e o índice de qualidade do ar, como controle, na CETESB/CONGONHAS. Utilizou-se a análise estatística descritiva e modelo de regressão. Os resultados apontaram associação estatística entre as variáveis atmosféricas, a poluição e os internamentos hospitalares. Não foram identificadas diferenças estatisticamente significativas para o grupo de crianças com doenças respiratórias, menores de cinco anos residentes em distritos com diferentes condições socioambientais.

PDF

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.