Parasitas intestinais e desnutrição em crianças em Urabá (Colômbia) interpretados de acordo com as condições de vida do pais: solidão e esquecimento
PDF (Español (España))

Palavras-chave

parasitas intestinais
desnutrição
ferritina
retinol
criança
Colômbia

Como Citar

Carmona-Fonseca, J., & Correa-Botero, A. (2013). Parasitas intestinais e desnutrição em crianças em Urabá (Colômbia) interpretados de acordo com as condições de vida do pais: solidão e esquecimento. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 13(2), 108–119. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/387

Resumo

Antecedentes

As parasitoses intestinais, a fome e a desnutrição são manifestações da desigualdade em saúde, determinadas pela falta de equidade social, económica e política. Estes problemas de saúde pública são evidentes em todo o mundo mas pouco é feito para os resolver, apesar da existência dos conhecimentos e recursos técnico-científicos necessários.

Objetivo

Medir a prevalência da desnutrição e das parasitoses intestinais em crianças de Urabá em Antioquia, Colômbia, e relacioná-la com as suas condições de vida.

Metodologia

O estudo descritivo prospetivo (estudo de prevalência) foi desenvolvido em Turbo (Urabá) com crianças menores de 15 anos. As crianças foram abordadas nas suas casas ou em escolas. Foram efetuados para todas as crianças os seguintes exames:parasitológico de fezes, hemograma, ferritina, retinol e proteína c-reativa.

Resultados

Foram estudadas 1600 crianças. Foi encontrada desnutrição crónica em 25% e hemoglobina <11 g/dL em 45%. Os níveis de ferritina e retinol foram baixos em 20% e 26%, respetivamente. 87% foram positivas para parasitas intestinais.

Conclusões

Os resultados obtidos mostram que a situação sanitária e social das crianças e famílias de Urabá são piores que as apresentadas quer pela região de Antioquia quer pela República da Colômbia. Uma grande percentagem da população apresenta anemia, desnutrição e deficiências de ferro e vitamina A. A presença de parasitas intestinais, fome e desnutrição coexistem em crianças menores de 15 anos. As condições de vida próprias de Urabá favorecem e perpetuam a presença dos problemas encontrados, enquanto as causas não forem solucionadas na sua génese.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.