Avaliação do desempenho dos voluntários na gestão de casos de malária numa área rural tropical da Bolívia
PDF (Español (España))

##plugins.themes.healthSciences.article.supplementaryFiles##

documento 538 tabla 1 (Español (España))
documento 538 tabla 2 (Español (España))
documento 538 tabla 3 (Español (España))
documento 538 tabla 4 (Español (España))

Palavras-chave

avaliação
colaboradores voluntários
diagnóstico
testes rápidos
tratamento
antimaláricos
malária
Bolívia

Como Citar

López, M., Marca, C., Guarachi, C., Ortiz, H., & Torrez, M. (2013). Avaliação do desempenho dos voluntários na gestão de casos de malária numa área rural tropical da Bolívia. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 13(2), 120–128. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/538

Resumo

Introdução

Na Bolívia a malária ocorre na fronteira com o Brasil devido ao Plasmodium vivax 85% e ao Plasmodium falciparum 15 %. A ONG ADRA (Agência Adventista de Recursos Assistenciais) está a desenvolver um projeto com o apoio de colaboradores voluntários (CV) que realizam o diagnóstico e o tratamento da malária.

Material e Métodos

A implementação do diagnóstico e tratamento envolveu 160 CV. O estudo foi realizado em duas etapas, em 2011 e em 2012, avaliando 44 e 102 CV, respetivamente.

Resultados

A idade média dos CV era de 37 anos sendo que 32% eram mulheres. Em 2011, 87% dos colaboradores voluntários tinham material de apoio e 96 % conheciam as informações básicas sobre a malária. No ano de 2012, 92% dos colaboradores voluntários tinham material de apoio e 93% conheciam as informações básicas sobre a malária. Na observação da realização do teste rápido de diagnóstico os resultados foram os seguintes: 50 % não verificam o período de validade, 28 % não registam o nome do paciente, 18% não recolhem de forma adequada o sangue com a pipeta, 18 % fazem a leitura antes do tempo, 25 % não registam o resultado no formulário, 40 % não recolhem os materiais utilizados e 16 % não informam sobre o resultado. Em relação ao tratamento de crianças melhorou de 64% para 84 % em P. vivax e de 66% para 75 % em P. falciparum. No tratamento de adultos com P. Falciparum é de 93 e 89 %, respetivamente.

Discussão

Os CV devem melhorar o preenchimento do formulário de registo, a realização do teste e a administração de tratamentos, pelo que é importante a monitorização da implementação do projeto.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.