Distribuição, posse, estado de conservação e uso de rede mosquiteiras tratadas com inseticida de longa duração nas zonas de colheita de castanhas em municípios endémicos da malária na Bolívia
PDF (Español (España))

##plugins.themes.healthSciences.article.supplementaryFiles##

documento 539 Figura 2 (Español (España))
documento 539 Figura 1 (Español (España))
documento 539 tabla 1 (Español (España))
documento 539 Figura 3 (Español (España))
documento 539 Figura 4 (Español (España))

Palavras-chave

cobertura
posse
estado de conservação
uso de redes mosquiteiras
malária
Bolívia

Como Citar

López, M., Ortiz, H., Marca, C., Guarachi, C., & Torrez, M. (2013). Distribuição, posse, estado de conservação e uso de rede mosquiteiras tratadas com inseticida de longa duração nas zonas de colheita de castanhas em municípios endémicos da malária na Bolívia. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 13(2), 129–136. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/539

Resumo

Introdução

Na Bolívia, a malária é um problema de saúde causado pelo Plasmodium vivax em 85% e pelo Plasmodium falciparum em 15%. A zona de maior transmissão é a norte, na fronteira com o Brasil. A organização não-governamental (ONG) Agência Adventista de Recursos Assistenciais (ADRA) está implementando um projeto de prevenção e controle da malária através de colaboradores voluntários. Estes realizam testes de diagnóstico, tratamento e distribuição gratuita de redes mosquiteiras tratadas com inseticida de longa duração (TMILD). Este estudo pretende estabelecer o nível de distribuição, posse, estado de conservação e uso das redes mosquiteiras na noite anterior.

Material e Métodos

O estudo foi realizado em Pando e La Paz, em quatro municípios e 24 comunidades, visitando 193 famílias com um total de 814 indivíduos, entre março e maio de 2012. Os colaboradores voluntários visitaram as casas, fizeram entrevistas e inspeção das redes mosquiteiras tratadas com inseticida de longa duração (TMILD).

Resultados

A cobertura de distribuição atingiu 86% com uma proporção de 2,5 TMILD por família. 74% das famílias obtiveram pelo menos uma TMILD e 65% mantiveram-nas. A relação TMILD/pessoa foi de 0,38, com 55% dos TMILD com orifícios de diferentes tamanhos e uma percentagem de 54% de uso na noite anterior.

Conclusão

A distribuição alcançou uma boa cobertura. O nível de posse sugere que as datas entre distribuições devem ser mais próximas. O número de redes mosquiteiras danificadas e em uso sugerem que as ações de educação sobre os cuidados no uso e manutenção das TMILD devem ser reforçadas.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.