Resumo
Os bioensaios com plantas constituem uma excelente ferramenta para a avaliação do risco ambiental e, em particular, a utilização de sementes de plantas vasculares é recomendada devido à sua maior sensibilidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar o comportamento de plantas nativas para serem utilizadas como indicador biológico de contaminação ambiental com petróleo em comparação com um bioindicador estandardizado. Para detetar efeitos fitotóxicos, analisou-se o Índice de Germinação (IG) da Lactuca sativa L., Atriplex lampa (Moq.) D.Dietri. y Prosopis denudans Benth. em trinta amostras de solo extraídas de um campo petrolífero. O IG é um método económico, rápido e reproduzível para determinar a toxicidade do solo, ajudando a caraterizar áreas com solos contaminados, A Germinação de Atriplex lampa e Prosopis denudans revelou-se mais resistente nos solos contaminados dum campo petrolífero do que o bioindicador de referência utilizado (Lactuca sativa).As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.
Downloads
Não há dados estatísticos.