A ingestão de álcool e qualidade do sêmen em homens jovens saudáveis
PDF (Español (España))

##plugins.themes.healthSciences.article.supplementaryFiles##

Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))

Palavras-chave

qualidade do sémen
ingestão de álcool
toxicidade

Como Citar

Mínguez-Alarcón, L., Moñino-García, M., Portillo-Sánchez, M.-E., Mendiola, J., & Torres-Cantero, A. M. (2014). A ingestão de álcool e qualidade do sêmen em homens jovens saudáveis. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 14(2), 87–97. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/584

Resumo

Nos últimos 50 anos tem sugerido uma diminuição global da concentração de esperma humano e os estilos de vida foram identificados com um dos principais determinantes. O objetivo deste estudo é descrever o consumo de álcool e a qualidade do sémen em jovens universitários e investigar as associações entre estas duas características. Trata-se de um estudo transversal realizado na Região de Múrcia (Espanha) entre 2010 e 2011. Os participantes foram estudantes universitários saudáveis, com idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos. Duzentos e nove rapazes responderam aos questionários sobre hábitos de vida e alimentação; submeteram-se a um exame físico e andrológico e forneceram uma amostra de sémen. Os resultados da estatística descritiva foram apresentados com dados brutos. Para analisar as associações entre o consumo de álcool e a qualidade do sémen, realizou-se a análise através de regressão linear múltipla. Os valores de mediana e o intervalo interquartil (IQR) em parâmetros do sémen analisados foram os seguintes: 42,9 x 106/mL (IQR, 21,9-72,2 x 106/mL) de concentração de espermatozóides, de 8,9 % (IQR, 6,0-13,9 %) de espermatozóides morfologicamente normais e 57,2 % (IQR, 50,7-63,8 %) da motilidade de espermática (progressiva e não progressiva). Não foram encontradas associações estatisticamente significativas entre o consumo de álcool e os vários parâmetros do esperma. Os nossos resultados não apoiam a hipótese de que o consumo de álcool esteja relacionado com a qualidade do sémen, provavelmente devido ao baixo consumo de álcool na população em estudada. Conclui-se que o consumo moderado de álcool não está relacionado com a qualidade do sémen nos jovens saudáveis da universidade da Região de Murcia.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.