Aplicação da metodologia de avaliação de impacto na saúde. Experiência na análise da fluoretação da água de consumo humano na Comunidade Autónoma do País Vasco
PDF (Español (España))

Palavras-chave

avaliação de impacto sobre a saúde
política de saúde
água de consumo humano
flúor

Como Citar

Onaindia Olalde, C., Alonso Fustel, E., & García Vázquez, R. (2015). Aplicação da metodologia de avaliação de impacto na saúde. Experiência na análise da fluoretação da água de consumo humano na Comunidade Autónoma do País Vasco. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 15(1), 21–29. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/637

Resumo

Introdução: Existe atualmente uma controvérsia acerca da adequação da aplicação de flúor na água de consumo humano. A Avaliação de Impacto na Saúde (AIS) é uma combinação de procedimentos e ferramentas, através da qual uma proposta pode ser avaliada na relação com os seus efeitos, sobre a saúde da população e distribuição de tais efeitos sobre a mesma.

Objetivo: Avaliar a utilidade da aplicação da metodologia de Avaliação de Impacto na Saúde, perante a proposta de revisão da conveniência de manter a fluoretação da água de consumo humano da Comunidade Autónoma do País Vasco (CCAPV) nas concentrações atuais.

Método: Foram aplicadas as etapas clássicas da metodologia AIS: triagem, desenho e planeamento, a avaliação propriamente dita e a elaboração do relatório sobre impactos e recomendações.

Resultados: Foram identificados impactos negativos e positivos para a manutenção da atual política de saúde oral e também para a mudança da mesma. Os impactos negativos relacionaram-se principalmente com a falta de atenção e informação nas populações mais vulneráveis, principalmente nas zonas mais deprimidas. Os impactos positivos estão relacionados com a responsabilidade individual e a educação. Elaborou-se um conjunto de recomendações que visam minimizar as desigualdades e os impactos negativos.

Conclusões: A metodologia AIS é uma ferramenta útil para avaliar a conveniência de manter políticas sanitárias que se mostraram necessárias num determinado momento e sobretudo, naquelas em que as desigualdades socioeconómicas são decisivas para a sua implementação.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.