Nanopartículas de prata em embalagens alimentares
PDF (Español (España))

Palavras-chave

nanopartículas de prata
biocida
embalagens alimentares
materiais ativos de contacto com alimentos

Como Citar

Frutos Pérez-Surio, A., & Casasolas Oliver, A. (2015). Nanopartículas de prata em embalagens alimentares. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 15(2), 80–87. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/675

Resumo

As nanopartículas de prata são um dos produtos mais utilizados em nanotecnologia, um setor em franca ascensão. Neste trabalho é efetuada uma revisão sobre a utilização deste tipo de produtos em embalagens de contacto com alimentos e a sua possível toxicidade. A quantidade de prata libertada por estas embalagens depende de fatores como o pH do meio, a temperatura e o tempo de exposição. A libertação de Ag+ deve-se à oxidação das nanopartículas e este processo pode ser favorecido pelo aquecimento em microondas das embalagens que contenham estas nanopartículas com propriedades biocidas.

O efeito adverso melhor descrito em seres humanos relacionado com a exposição crónica a prata é a argiria (uma coloração cinza- azulado permanente da pele e/ou dos olhos). Nas avaliações de risco para a população em geral a Organização Mundial de Saúde estabeleceu um nível sem efeitos adversos observáveis em relação com a soma de todas as vias de exposição de 5 μg/kg de peso corporal/dia. A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) recomenda não exceder os limites de migração especí cos para o grupo de 0,05 mg/l e 0,05 mg/kg na água e nos alimentos, respetivamente.

A EFSA propôs um registo de aplicações de nanotecnologias nas áreas da agricultura e alimentação humana e animal para a recolha de informação necessária à avaliação destes riscos emergentes. É necessária uma visão holística por parte das autoridades competentes em matéria de saúde ambiental, de segurança alimentar e de produtos químicos.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.