Metais pesados e a sua relação com marcadores de stresse oxidativo em fumadores crónicos
PDF (Español (España))

Palavras-chave

tabagismo
tióis totais
ferro
zinco
albumina
leucócitos
cádmio

Como Citar

Salazar-Lugo, R., Lozada, U., Rosales, M., Astudillo, H., Prin, J., Rojas de Astudillo, L., Troccoli, L., & Lemus, M. (2015). Metais pesados e a sua relação com marcadores de stresse oxidativo em fumadores crónicos. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 15(2), 88–95. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/693

Resumo

Avaliaram-se as concentrações dos metais Fe, Zn, Cu, Cr, Cd e Ni e a sua relação com marcadores de stresse oxidativo em 50 fumadores crónicos de ambos os géneros (30-84 anos). Os fumadores foram divididos em dois grupos: 25 fumadores de 1-5 cigarros/dia (cig/dia;) e 25 fumadores de mais de 6 cig/dia. Os níveis de metais no sangue total e na urina foram determinados por Espectrometria de Emissão Ótica por Plasma Acoplado Indutivamente (ICP-OES). Realizaram-se determinações hematológicas e bioquímicas de proteínas totais, proteínas fracionadas e de tióis totais. Os fumadores apresentaram elevadas concentrações de Fe no sangue independentemente do número de cigarros fumados e baixas concentrações de Zn, Cr e Ni. Não se observaram diferenças nas concentrações de Cu no sangue. O Cd em fumadores situa-se entre 5,0-10,0 μg/L e nos não fumadores entre 0,0-5,0 μg/L. Não se observam diferenças signi cativas entre os grupos nas concentrações de Hemoglobina, Hematócritos e na Hemoglobina Corpuscular Média nem entre as concentrações de albumina e globulinas. Observou-se nos fumadores um aumento nos leucócitos e nos grupos de tióis totais. As concentrações de Fe no sangue correlacionam-se com os glóbulos brancos e com o Cd; igualmente encontrou-se uma correlação entre a albumina e os grupos tióis. As concentrações de Zn e o Cu aumentam na urina dos fumadores, mas tal não se veri ca com a concentração de Fe. De acordo com estes resultados, nos fumadores crónicos, a distribuição do Fe no organismo representa um papel central na possibilidade de progresso e desenvolvimento das patologias relacionadas com o hábito tabágico.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.