Proposta técnica para incorporar a saúde nos procedimentos de avaliação de impacto ambiental de políticas, planos, programas, projetos e atividades
PDF (Español (España))

Palavras-chave

avaliação de impacto ambiental
saúde
avaliação de impacto na saúde

Como Citar

García Nieto, A., Morales, I. M., Soto Zabalgogeazcoa, M. J., & Ordóñez Iriarte, J. M. (2015). Proposta técnica para incorporar a saúde nos procedimentos de avaliação de impacto ambiental de políticas, planos, programas, projetos e atividades. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 15(1), 59–64. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/719

Resumo

A saúde foi, de forma generalizada, um componente presente nos procedimentos administrativos para a emissão de alvarás de licenciamento, até à adesão de Espanha à União Europeia, no ano de 1986, altura em que a obrigatoriedade do parecer sanitário se foi esbatendo.

O objetivo deste artigo é fornecer uma visão global da situação normativa sobre esta temática e tentar descrever, sucintamente, as prioridades do setor da saúde e as possíveis vias para a realização de uma integração da variável saúde nos processos de avaliação ambiental de planos, programas e outras atividades, quer do setor público quer do setor privado. A atual existência de duas leis, uma de Impacto ambiental e outra de Saúde Pública, pode ajudar à concretização deste objetivo.

Na elaboração de avaliação ambiental estratégica e de avaliação de impacto ambiental, a avaliação do impacto na saúde deveria ser considerada como um componente essencial destes procedimentos ambientais e ter o tratamento jurídico que têm “os pareceres prescritivos e determinantes” dos referidos procedimentos.

Assim, conclui-se ser indispensável desenvolver normativamente os aspetos relativos à avaliação do impacto na saúde dos planos, programas e projetos contemplados na legislação de impacto ambiental, utilizando a avaliação de impacto na saúde como o elemento chave para o fazer.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.