Resumo
A gestão de solos contaminados em Espanha baseia-se fundamentalmente no conceito de risco inaceitável como uma obrigação legal de proteção da saúde humana. Para realizar a análise/gestão de risco de sedimentos contaminados é necessária uma profunda caracterização físico-química e mineralógica dos materiais contaminantes à superfície e em profundidade, bem como dos processos que ocorrem nas condições de alteração atuais e futuras.
O objetivo deste artigo é abordar as implicações da análise de riscos para a saúde das pessoas na tomada de decisões para a gestão de risco de um solo contaminado, de modo que o risco aceitável/inaceitável é decisivo na seleção de tecnologias de recuperação desse solo para um uso especí co. Apresenta-se um exemplo que está a ser levado a cabo na Baía de Portmán, na zona mineira de La Union (Múrcia), que constitui um dos principais pontos de contaminação minero-metalúrgica do Mar Mediterrâneo, assoreada por mais de 60 Mtm de resíduos mineiros procedentes da descarga direta de estéreis da lavaria Roberto, a maior do mundo com coluna de utuação para sulfuretos (pirita, esfalerita, galena). Os recetores mais afetados pelo uso da baía são as crianças; a via mais importante de exposição é a ingestão de partículas sólidas, tendo em conta as características do material, seguida pelas exposições percutânea e respiratória. A recuperação está planeada com base na fabricação de Tecnosolo ad hoc, de acordo com o risco detetado.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.