A análise de riscos para a saúde humana no paradigma da gestão de solos contaminados: o caso da Baía de Portmán
PDF (Español (España))

Palavras-chave

solos contaminados
gestão de solos
análise de riscos
saúde ambiental
metais pesados
Baía de Portmán

Como Citar

Martínez Sánchez, M. J., García Lorenzo, M. L., Martínez López, S., Martínez Martínez, L. B., Hernández Pérez, C., & Pérez Sirvent, C. (2015). A análise de riscos para a saúde humana no paradigma da gestão de solos contaminados: o caso da Baía de Portmán. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 15(2), 103–112. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/773

Resumo

A gestão de solos contaminados em Espanha baseia-se fundamentalmente no conceito de risco inaceitável como uma obrigação legal de proteção da saúde humana. Para realizar a análise/gestão de risco de sedimentos contaminados é necessária uma profunda caracterização físico-química e mineralógica dos materiais contaminantes à superfície e em profundidade, bem como dos processos que ocorrem nas condições de alteração atuais e futuras.

O objetivo deste artigo é abordar as implicações da análise de riscos para a saúde das pessoas na tomada de decisões para a gestão de risco de um solo contaminado, de modo que o risco aceitável/inaceitável é decisivo na seleção de tecnologias de recuperação desse solo para um uso especí co. Apresenta-se um exemplo que está a ser levado a cabo na Baía de Portmán, na zona mineira de La Union (Múrcia), que constitui um dos principais pontos de contaminação minero-metalúrgica do Mar Mediterrâneo, assoreada por mais de 60 Mtm de resíduos mineiros procedentes da descarga direta de estéreis da lavaria Roberto, a maior do mundo com coluna de utuação para sulfuretos (pirita, esfalerita, galena). Os recetores mais afetados pelo uso da baía são as crianças; a via mais importante de exposição é a ingestão de partículas sólidas, tendo em conta as características do material, seguida pelas exposições percutânea e respiratória. A recuperação está planeada com base na fabricação de Tecnosolo ad hoc, de acordo com o risco detetado.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.