Perceção do risco de exposição a campos eletromagnéticos de radiofrequência na coorte INMA-Guipúscoa
PDF (Español (España))

Palavras-chave

perceção
risco
radiofrequência
campos eletromagnéticos

Como Citar

Gallastegi, M., Jiménez-Zabala, A., Santa-Marina, L., Aurrekoetxea, J.-J., Ayerdi, M., Lertxundi, A., Basterrechea, M., & Ibarluzea, J. (2016). Perceção do risco de exposição a campos eletromagnéticos de radiofrequência na coorte INMA-Guipúscoa. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 16(2), 118–126. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/813

Resumo

A perceção da população sobre os riscos ambientais é um assunto prioritário para os organismos e administrações responsáveis pela sua gestão. Os poucos estudos que avaliaram a perceção do risco de exposição a radiofrequências (RF) indicam níveis altos de preocupação. Este estudo descreve e analisa a perceção de risco de exposição a RF em mulheres do projeto INMA-Guipúscoa.

Os dados sobre a perceção foram obtidos através de questionários em dois períodos diferentes. Durante a gravidez 625 mães selecionaram 5 problemas ambientais relevantes no seu local de residência de entre uma lista de 16. Aos 8 anos de idade das crianças, 386 mães pontuaram, numa escala de 0 a 10, a sua perceção sobre o nível de exposição a RF e o risco para a saúde derivado dessa exposição.

Durante a gravidez 31.8% das mães elegeram a proximidade a antenas de RF como um dois 5 problemas ambientais mais importantes. Aos 8 anos de idade das crianças 98,0 % e 90,3% das mulheres referiram níveis de perceção médios ou altos (entre 5 e 10) relativos à exposição e ao risco para a saúde, respetivamente. Encontrou-se uma correlação moderada entre a perceção de exposição e de risco (0,5). Não existe uma relação entre a perceção da exposição a RF e os níveis reais obtidos através de medições nas habitações.

Conhecer os fatores associados à perceção de risco por parte dos cidadãos ajudará a geri-los de forma adequada.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.