Impacte da temperatura e da poluição associada ao tráfego sobre variáveis adversas ao nascimento em Madrid. Uma análise de séries temporais
PDF (Español (España))

Palavras-chave

prematuridade
baixo peso
mortalidade fetal
contaminação
ruído
temperatura

Como Citar

Díaz, J., Ortiz, C., Arroyo, V., Carmona, R., & Linares, C. (2016). Impacte da temperatura e da poluição associada ao tráfego sobre variáveis adversas ao nascimento em Madrid. Uma análise de séries temporais. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 16(2), 127–137. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/816

Resumo

Parto prematuro (< 37 semanas), baixo peso ao nascer (< 2500 g) e mortalidade fetal são causas de morbimortalidade perinatal com impacte em saúde pública, social e económico. A sua etiologia é múltipla existindo evidência científica que aponta variáveis ambientais como fatores de risco. O objetivo é analisar e quantificar o impacte dos níveis semanal e diário de PM2.5, NO2 e O3 (μg/m3); nível de ruído (Leq) e temperatura (°C) sobre as variáveis adversas ao nascimento em Madrid de 2001 a 2009. Através de um estudo ecológico de séries temporais, realizaram-se modelos de regressão Poisson, obtendo resultados expressos em termos de risco relativo (RR). Incluíram-se as variáveis ambientais em desfasamentos explicativos previamente identificados. Analisaramse 298 705 nascimentos, a média semanal de prematuridade foi 7,5; a média de baixo peso 6,9 e a de mortalidade fetal 3,7. Para partos prematuros detetou-se associação para PM2.5 durante o segundo trimestre de gravidez (RR: 1,026 (1,018-1,034)) e Leq na semana anterior ao parto RR: 1,020 (1,012-1,028). Este impacte também se reflete nos resultados de nível diário. Acresce que as ondas de calor também influenciam a prematuridade. Quanto ao baixo peso observa-se o impacte ao longo de toda gravidez do Leq e efeito do NO2 no segundo trimestre. Relativamente à mortalidade fetal o efeito mais significativo foi dos três contaminantes analisados, no segundo e terceiro trimestres. A população de gestantes apresenta-se como um grupo de especial vulnerabilidade face aos fatores ambientais analisados, devendo ser incluída nos planos de prevenção existentes.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.