Resumo
O processo de gestão de reclamações estabelece uma sequência de atividades para cada nível da organização da proteção da saúde do Sistema de Saúde Público da Andaluzia. O seu objetivo final é garantir ao cidadão serviços uniformes e transparentes das Unidades de Proteção da Saúde da Andaluzia.
O estudo descritivo analisou o grau de satisfação dos cidadãos relativamente às reclamações apresentadas sobre temas de saúde entre 1 de janeiro de 2013 e 30 de junho de 2016, nos Distritos Sanitários Jaén e Guadalquivir. Para isso, utilizou-se o mesmo questionário de satisfação em ambas as Unidade de Proteção da Saúde e analisou-se o nível de satisfação sobre três dimensões: atenção e informação recebida, agilidade em tramitar a reclamação e o conteúdo da resposta.
A taxa média de respostas foi de 15,34 % na UPS Jaén e 25,86 % na UPS Guadalquivir, acima dos 10 % estimados por diversos autores como a média de respostas esperadas em questionários aplicados por correio eletrónico. Observou-se um elevado nível de satisfação percecionado pelo cidadão, com um valor de 4,24 em 5 no Distrito Sanitário Jaén e 3,93 em 5 no Distrito Sanitário Guadalquivir.
Os reclamantes consideraram prioritário a acessibilidade aos serviços, o profissionalismo e o tratamento recebido por parte dos funcionários. Pode-se concluir que o questionário de satisfação é uma ferramenta muito eficaz para identificar as necessidades e as preocupações dos cidadãos. Acredita-se que iniciar um processo de reflexão a partir da opinião dos cidadãos é uma ferramenta de melhoria da prestação de serviços na área de proteção da saúde da tutela do Governo da Andaluzia.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.