Avaliação da remoção de microcistinaem cinco estações de tratamento de água de consumo humano
PDF (Español (España))

Palavras-chave

microcistina
cianobactérias
tratamento da água
toxinas
estação de tratamento de água potável (ETAP)

Como Citar

Álvarez Cortiñas, M., Íñiguez Pichel, E., & Cadahía Mariz, O. (2017). Avaliação da remoção de microcistinaem cinco estações de tratamento de água de consumo humano. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 17(1), 100–108. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/831

Resumo

Na Galiza há abastecimentos que captan agua de barragens con crescimiento de cianobactérias com risco de produzir toxinas. As estaçãos de tratamento de água potável (ETAP)destes abastecimentos deven ter os tratamentos adequados e ser sometidas a manutenção. As guías da OMS fazem recomendações dos tratamentos mais apropriados para erradicar as microcistinas. O Departamento de Saude da Xunta da Galiza elaborou, junto com os organismos de bacia, um protocolo de atuação frente a estes eventos. Para o trabalho se tenhem identificado quatro reservatórios e cinco plantas de tratamento. Além de ser avaliados os tratamentos das plantas, a manutenção que se faz às ETAP e os resultados das toxinas sestónicas e disolvidas, analisadas pelo Laboratório de Saude Pública da Galiza, nas barragens perto do ponto de captação, antes das plantas de tratamento e depois delas, no biênio 2013-2014.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.