Resumo
O Lago Cajititlán enfrenta graves problemas de saúde ambiental. Por esta razão, realizou-se um estudo sobre a biodiversidade do fitoplancton com o objetivo de detectar indicadores biológicos de contaminação e determinar a abundância relativa dos géneros no referido ecossistema. As algas produzem benefícios para o ambiente como o oxigénio e a conversão de energia luminosa em química, referida na acumulação de biomassa a través da fotossíntese, ou são causadoras de danos colaterais como a produção de toxinas por algas cianofíceas. Estabeleceram-se 5 pontos de monitorização e recolheram-se a mostras com uma frequência mensal durante o ano de 2014. A identificação e a classificação morfológica foi realizada por microscopia ótica. Este artigo é o primeiro a descrever as comunidades predominantes no lago: clorofíceas, seguidas por cianofíceas e a correlação evolutiva dos géneros, mediante a aplicação de árvores filogenéticas.
O estudo gero u expetativas na área da investigação uma vez que se identifcaram espécies com aplicação em saúde ambiental e em saúde humana, Scenedesmus spp. e Chlorella spp. Espécies que são fonte de biomoléculas de alto valor nutricional nomeadamente proteínas e vitaminas como a Monoraphidiums pp. De aplicaçãon a síntese de biocombustíveis, Botryococcus spp. Com aplicação terapêutica como produtoras de antioxidantes, imuno modeladores ou produtoras de toxinas, como a Pseudanabaena spp. Observou-se uma forte relação entre as espécies cianofíceas encontradas, Microcystis spp. e Anabaena spp., e a morte de peixes durante o verão.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.