Alterações Climáticas e Riscos Alimentares
PDF (Español (España))

Palavras-chave

saúde
alterações climáticas
segurança alimentar

Como Citar

Mirón Pérez, I. J. (2017). Alterações Climáticas e Riscos Alimentares. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 17(1), 47–56. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/835

Resumo

O conceito de “segurança alimentar” tem dois sentidos. Um relativo à segurança na provisão dos alimentos e outro à salubridade dos mesmos. A maioria dos estudos que relaciona as alterações climáticas com a segurança alimentar refere-se à primeira aceção do termo: segurança na provisão dos alimentos.

O aumento das concentrações de dióxido de carbono associado ao aumento das temperaturas a nível global, teoricamente, iria potenciar o rendimento das culturas destinadas à alimentação humana e animal. No entanto, a maioria dos estudos tem demonstrado que em geral, os rendimentos das culturas estão a diminuir, já que as alterações climáticas implicam também, um aumento da frequência de eventos meteorológicos extremos. Além disso, a distribuição dos fenómenos climáticos ocorreria de modo irregular afetando de forma mais intensa os países em vias de desenvolvimento, com menor capacidade de enfrentar essas mudanças. Todos estes fatores resultariam em maior incerteza na provisão de alimentos, sendo também menos previsível e sujeita à especulação dos mercados.

Poderia prever-se que um aumento da temperatura média iria aumentar o risco de proliferação de microrganismos causadores de doenças de origem alimentar, como a Salmonella e a Campylobacter. Não obstante, nos países desenvolvidos onde existem sistemas de informação que permitem conhecer a evolução temporal da ocorrência dessas doenças, ainda não se verificou uma tendência nesse sentido, já que os meios de conservação dos alimentos e as formas de controlo estão bastante generalizdos.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.