Resumo
Realizou-se um estudo dos níveis de pólen atmosférico em dois municípios do sul da Comunidade Autónoma de Castela e Leão, Béjar (Salamanca) e Arenas de San Pedro (Ávila), situados em diferentes vertentes da Serra de Gredos no Sistema Central (Espanha). A colheita de amostras aerobiológicas foi efetuada através da utilização de captadores volumétricos tipo Hirst, desde 2011 a 2016, seguindo-se a metodologia da Rede Espanhola de Aerobiologia (REA) para a preparação e leitura das mesmas.
Os resultados obtidos demonstram que os índices polínicos anuais são mais elevados na localidade de Béjar. Verificou-se também que, tratando-se de zonas rurais, a presença de pólen no ar é condicionada, principalmente, pela vegetação natural do meio ambiente. Assim, os tipos polínicos predominantes são os mesmos em ambas as populações, ainda que em concentrações diferentes, destacando-se Quercus, Castanea e Cupressaceae em Béjar e Quercus, Poaceae e Olea em Arenas de San Pedro. O valor máximo de concentração de pólen apresenta diferenças por tipo polínico, localidade e ano. Registaram-se níveis altos, durante mais de 20 dias por ano, para os tipos polínicos Castanea, Poaceae e Quercus nas duas localidades e também para Alnus, Fraxinus e Urticaceae em Béjar.
A análise estatística do índice Spearman mostra que existe uma correlação entreos resultados das duas estações, embora o teste de Wilkoson revele diferenças significativas na quantidade de pólen entre os municípios para todos os tipos polínicos, exceto para Cupressaceae e Quercus.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.