Resumo
Este trabalho apresenta uma primeira abordagem para o conhecimento do espectro polínico atmosférico e da concentração do alergénio Sal k 1 em Alcázar de San Juan (Cidade Real), com base nos resultados obtidos em 2016. Determinou-se a concentração do alergénio, os principais tipos de pólen presentes no ar, os períodos de polinização e a relação entre as concentrações diárias de pólen e as variáveis meteorológicas.
Os resultados mostram a presença de 19 tipos de pólen, com predominância de Amaranthaceae, Cupressaceae, Pinus, Plantago, Platanus, Poaceae, Quercus e Olea, cujas concentrações representam 96,6 % do pólen total. A maioria apresenta um período de polinização que vai de março a junho, exceto o pólen de Amaranthaceae (final do verão) e ode Cupressaceae (inverno). O pólen de Olea é o mais abundante (Integral Anual: 9.152 pólen /m3 e ano) com um dia pico de 902 grãos de pólen/m3 em junho. O estudo da relação entre as concentrações diárias de pólen e as variáveis meteorológicas mostra uma correlação significativa e positiva com a temperatura e as horas de sol e negativa com a precipitação e a humidade.
A presença do alergénio Sal k 1 é detetada de junho a setembro, com uma correlação significativa e positiva entre as concentrações de alergénios e o pólen de Amaranthaceae. Relativamente ao pólen alergénico, estabeleceram-se três períodos de riscos de alergia: o primeiro durante o outono e inverno devido ao pólen de Cupressaceae, o segundo na primavera com os tipos polínicos Platanus, Olea e Poaceae e o terceiro no final do verão causado pelo pólen de Amaranthaceae.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.