Resumo
Os espaços verdes urbanos representam numerosos benefícios ambientais, sociais e económicos para a população. No entanto, a projeção desses espaços geralmente não considera o potencial alergénico das espécies selecionadas, facto que significa um risco para a população alérgica. Neste trabalho calculou-se, tendo em conta a composição florística e outros parâmetros, o Índice de Alergenicidade Potencial (IUGZA) nos principais parques da cidade de Toledo, com o objetivo de avaliar o seu potencial alergénico e identificar as espécies que mais contribuem para aumentar o valor deste índice. Os resultados mostram que os olmos (família Ulmaceae) são as árvores mais abundantes nos parques de Toledo e que a contribuição mais importante para o índice de alergenicidade potencial tem origem nos plátanos de sombra e nos ciprestes e arizónicas (família Cupressaceae), devido ao seu elevado potencial alergénico. Nos três parques com maior densidade arbórea, obteve-se um valor IUGZA médio (0,3-0,5). Enquanto, nos restantes dois, os valores do índice obtidos foram baixos (< 0,3), em consequência da sua baixa densidade arbórea e da combinação de espécies ornamentais exóticas e autocnes. Na fase de projeção de novos espaços verdes, visando a diminuição do risco alergénico, é aconselhável o uso de diferentes espécies, evitar a existência de grandes áreas com uma única espécie, bem como, usar espécies com polinização entomófila e baixo potencial alergénico.As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.
Downloads
Não há dados estatísticos.