Resumo
As amebas de vida livre (AVL) são protozoários ubíquos, presentes nos solos e nos ecossistemas aquáticos naturais e artificiais. Participam nos processos de depuração desenvolvidos nas Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETARs), convertendo-as num nicho ecológico propício à proliferação de AVL, que as colonizam e estabelecem aí o seu habitat, dado que se alimentam de bactérias presentes nesse meio ambiente. Os processos de depuração biológica não estão desenhados com o objetivo de eliminar a contaminação microbiológica, embora ajudem a reduzir algumas populações bacterianas.
Até à data, só algumas espécies e géneros de AVL foram descritos como patogénicos, contudo todas elas representam um risco como reservatório de bactérias patogénicas. A sua forma cística confere-lhes resistência às condições adversas e desinfetantes comuns, permitindo-lhes resistir aos processos de depuração e potabilização e, colonizar sistemas artificiais de água. Neste trabalho estudou-se a presença de AVL em águas e lamas de 5 ETARs que realizam descargas na bacia do Ebro, analisando-se um total de 20 pontos de amostragem. Nesse sentido, procedeu-se ao isolamento das AVL e à posterior identificação do género e espécie, assim como das bactérias endossimbióticas, através da Reação em Cadeia de Polimerase (PCR).
Das 41 amebas isoladas em 85 % das amostras, 21 foram identificadas geneticamente. Treze delas pertencem ao género Acanthamoeba spp., 6 a Naegleria spp. e 2 foram identificadas como Vermamoeba vermiformis. Em 53,66 % das AVL foram encontrados no seu interior Mycobacterium spp., em 29,27 % Legionella pneumophila e em 14,63 % Pseudomonas spp.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.