Resumo
O objetivo desta investigação é compreender de que modo as famílias residentes no assentamento El Trigal entendem e tratam as doenças respiratórias, numa conjuntura em que as Doenças do Sistema Respiratório aumentaram 58 %, de 2001 a 2015.
Aqui apresentamos os resultados da pesquisa etnográfica realizada entre os anos 2013-2015, na cidade de Posadas, Misiones, Argentina.
Agrupámos as ocorrências de doença de acordo com a «gravidade»: as menos graves são alergias, resfriados e gripe ou anginas, enquanto as mais graves (pelos sintomas e terapêutica associada) são broncoespasmos, pneumonia e asma. Todos os entrevistados referem como causas de doença: as más condições ambientais em que vivem e algumas práticas que poderemos chamar “de risco”. A terapia utilizada é variada e as formas de lidar com os problemas de saúde estão em constante interação: auto-tratamento (automedicação e autocuidado),procura de especialistas com conhecimento biomédico e também curandeiros populares.
Numa província, onde a terceira causa de morte são as doenças relacionadas com o sistema respiratório, consideramos importante começar a enfatizar este tema e colocá-lo nas nossas agendas de investigação. Nesse sentido, o conhecimento acerca das práticas e representações, pode ajudar a entender o modo como os individuos e os grupos sociais enfrentam essas doenças, para que possamos abordá-las estrategicamente e erradicá-las de forma conjunta.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.