Avaliação da exposição a hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e partículas em suspensão (PM2.5) por queima de biomassa numa zona indígena do Estado de San Luis Potosí, México
PDF (Español (España))

Palavras-chave

contaminação do ar interior
comunidades indígenas
hidrocarbonetos aromáticos policíclicos
PM2.5
população vulnerável

Como Citar

Palacios-Ramírez, A., Flores Ramírez, R., Pérez-Vázquez, F. J., Rodríguez-Aguilar, M., Schilmann, A., Riojas-Rodríguez, H., Van Brussel, E., & Díaz-Barriga, F. (2018). Avaliação da exposição a hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e partículas em suspensão (PM2.5) por queima de biomassa numa zona indígena do Estado de San Luis Potosí, México. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 18(1), 29–36. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/903

Resumo

O uso doméstico de lenha representa uma condição socio-ecológica com importantes efeitos sobre a saúde, principalmente nas zonas rurais dos países em desenvolvimento. O objetivo do estudo foi avaliar a exposição a hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAPs) em mulheres e crianças, bem como a concentração de PM2.5 em interiores de habitações indígenas de Tocoy, San Antonio, San Luis Potosí, México. Com os resultados, analisou-se a perspetiva dos pais para a tomada de decisões relativamente à saúde ambiental infantil por riscos de exposição a tóxicos. Utilizámos o 1-hidroxipireno como um biomarcador de exposição a HAPs e avaliaram-seas PM2,5 de 24 horas no interior das habitações indígenas com o equipamento Minivol®. Em 100 % das habitações estudadas era utilizada biomassa para a cocção dos alimentos e em 70 % dos lares eram queimados resíduos.Encontraram-se níveis de 1-OHP em mulheres e crianças de 1,15 (0,28-2,1) e 1,04 (0,28-3,62) μmol/mol creatinina respetivamente. Além disso, foram encontradas concentrações médias de PM2.5 de 93,3 ± 3,6 μg/m3. Por fim, apurou-se que 90 % dos cuidadores indicam que as crianças se encontram na área da cozinha e logradouro, existindo pouco ou nenhum cuidado para a proteção das mesmas. Esta comunidade indígena é um exemplo dos riscos em saúde associados a contaminação do ar interior no México; indicando que são necessários programas de intervenção destinados a reduzir a exposição de populações vulneráveisa estes tóxicos, iniciando pela educação dos cuidadores.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.