Sobre a Revista

SOBRE A REVISTA RSA

  1. FOCO E ÂMBITO
  2. PROCESSO DE REVISÃO POR PARES
  3. FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO
  4. POLÍTICA DE ACESSO ABERTO
  5. DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES
  6. NORMAS ÉTICAS E DECLARAÇÃO DE NEGLIGÊNCIA PROFISSIONAL
  7. INDEXAÇÃO

1. FOCO E ÂMBITO

Artigos de investigação, artigos de revisão e estudos de caso, bem como análise de acções sanitárias e ambientais (saúde ambiental, higiene alimentar, saúde ocupacional, laboratórios de saúde pública e toxicologia).

2. PROCESSO DE REVISÃO POR PARES

Uma vez confirmada a recepção por e-mail do manuscrito original (com um número de referência URL atribuído), este manuscrito será atribuído a dois árbitros, que são especialistas no campo do trabalho original, e inicia o processo de revisão por pares duplamente cego.

Método de revisão

Os revisores são externos à revista e independentes, seleccionados pela equipa editorial, para julgar a adequação da publicação e, se necessário, sugerir correcções apropriadas.

Critérios de revisão

Cada trabalho submetido é avaliado por:

  • a originalidade da sua contribuição para o campo de investigação da revista
  • a solidez da sua teoria e metodologia
  • a coerência da sua análise
  • a capacidade de comunicar com os leitores (gramática e estilo)

Tempo de revisão

O tempo médio para notificar os autores do resultado da primeira revisão do seu trabalho é de quatro semanas a partir da data de recepção do original.

Seguimento da revisão

O autor pode acompanhar o processo de revisão do seu artigo através da sua conta no website da revista.

Resultado da revisão

O resultado do processo de revisão pode ser:

  • Aceitação do artigo
  • Aceitação sujeita a correcção por parte dos autores
  • Rejeito a espera de rectificações por parte dos autores e uma nova revisão.
  • Rejeição

Quaisquer relatórios deste tipo serão enviados ao autor por correio electrónico. A entrega postal só será utilizada quando os autores necessitarem de aceitação em papel.

Publicação e impressões digitais do artigo

Se o artigo for publicado, os autores poderão obter uma cópia impressa no website da revista, em formato pdf (que mantém a forma e paginação da publicação em papel).

3. FREQUÊNCIA DE PUBLICAÇÃO

As edições da Revista Espanhola de Saúde Ambiental serão publicadas de seis em seis meses.

4. POLÍTICA DE ACESSO ABERTO

Esta revista proporciona acesso gratuito imediato ao seu conteúdo com base no princípio de tornar a investigação livremente acessível ao público, o que incentiva uma maior troca global de conhecimentos. Os conteúdos publicados são licenciados sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0), onde o utilizador é livre de partilhar e adaptar os conteúdos publicados, desde que tal não seja feito para fins comerciais e a origem da informação seja devidamente creditada.

Esta revista não cobra pela submissão e processamento de artigos.

Graças ao cumprimento da norma OAI-PMH (Open Archives Initiative - Protocol for Metadata Harvesting), a Revista Espanhola de Saúde Ambiental facilita a divulgação dos seus conteúdos na Internet, fornecendo uma interface simples que permite a outros portais e serviços de informação aceder aos seus metadados, de acordo com o formato Dublin Core.

5. DECLARAÇÃO DE CONFLITO DE INTERESSES

A Revista Espanhola de Saúde Ambiental exige que todos os autores e revisores declarem potenciais conflitos de interesse inerentes aos artigos em que participam.

Existe um conflito de interesses para um determinado manuscrito quando um participante no processo de revisão e publicação por pares - autor, revisor ou editor - tem ligações a actividades que poderiam influenciar indevidamente o seu julgamento, quer o seu julgamento seja ou não afectado em última instância.

As relações financeiras com a indústria, por exemplo através de emprego, consultorias, propriedade de acções, honorários, testemunho de peritos, quer directamente quer através de membros da família imediata, são geralmente consideradas entre os conflitos de interesse mais importantes. Contudo, podem ocorrer conflitos por outras razões, tais como relações pessoais, competência académica e paixão intelectual.

A confiança pública no processo de revisão pelos pares e a credibilidade dos artigos publicados dependem em parte da forma como os conflitos de interesse são geridos durante a redacção, revisão pelos pares e tomada de decisões editoriais. Muitas vezes, os preconceitos podem ser identificados e eliminados através de uma atenção cuidadosa aos métodos científicos e às conclusões do trabalho. As relações financeiras e os seus efeitos são mais difíceis de detectar do que outros conflitos de interesse. Os participantes na análise e publicação pelos pares devem revelar os seus conflitos de interesse, e a informação deve ser disponibilizada para que outros possam julgar os seus efeitos por si próprios.

Autores: Ao submeter um manuscrito, seja um artigo ou uma carta, os autores são responsáveis pelo reconhecimento e divulgação de conflitos de interesse financeiros e outros que possam distorcer o seu trabalho. Devem reconhecer no manuscrito qualquer apoio financeiro ao trabalho e outras ligações financeiras ou pessoais ao trabalho.

<p<Revisores: Os revisores externos devem revelar aos editores quaisquer conflitos de interesse que possam enviesar as suas opiniões sobre o manuscrito, e devem desqualificar-se de rever manuscritos específicos, se o considerarem apropriado. Os editores devem estar conscientes dos conflitos de interesse dos revisores na interpretação das revisões e julgar por si próprios se o revisor deve ser desqualificado. Os revisores não devem utilizar o conhecimento da obra, antes da sua publicação, para promover os seus próprios interesses.

6. NORMAS ÉTICAS E DECLARAÇÃO DE NEGLIGÊNCIA PROFISSIONAL

A Revista Espanhola de Saúde Ambiental e os seus editores estão empenhados num tratamento justo e profissional ao longo de todo o processo editorial. O nosso papel é publicar trabalhos originais de valor para a comunidade intelectual, com o melhor da nossa capacidade e de acordo com os mais elevados padrões. Esperamos um padrão semelhante por parte dos nossos revisores e autores.

Honestidade, originalidade e equidade por parte dos autores, bem como imparcialidade, objectividade e confidencialidade por parte dos editores e revisores são alguns dos valores fundamentais que nos permitirão alcançar o nosso objectivo.

A Revista Espanhola de Saúde Ambiental subscreve e conduz-se em conformidade com os códigos de conduta e normas internacionais estabelecidos pelo Comité de Ética da Publicação (COPE), que se encontram livremente disponíveis no seu sítio web (http://publicationethics.org/).

7. INDEXAÇÃO

Esta revista é indexada pelos seguintes repositórios e bases de dados:

  • BASE
  • DOAJ
  • Google Scholar
  • Index Copernicus
  • Latindex
  • Open Journal Systems
  • Recolecta
  • WorldCat