Instruções para Autores
TIPOS DE ARTIGOS
A REVISTA DE SAÚDE AMBIENTAL é composta pelas seguintes secções:
- Originais
Trabalhos de investigação, artigos de revisão, estudos de casos e análises de atuações sobre a saúde e o meio ambiente (saúde ambiental, higiene alimentar, saúde ocupacional, laboratórios de saúde pública e toxicologia). Seguem a seguinte estrutura: resumo, palavras-chave, texto (introdução, material e métodos, resultados e discussão), agradecimentos e bibliografia. A extensão máxima do texto é de 12 páginas admitindo-se um máximo de seis figuras e seis tabelas. É aconselhável que o número de autores não ultrapasse os seis. - Colaborações especiais
O texto tem uma extensão de máxima de 15 páginas. A bibliografia não é superior a 60 referências. Opcionalmente o trabalho pode incluir tabelas e figuras. - Outras secções
A REVISTA DE SAÚDE AMBIENTAL inclui outras secções tais como editoriais, cartas ao diretor, informação bibliográfica, etc.
ESTRUTURA DOS TRABALHOS
As seguintes normas de publicação são um resumo adaptado dos “Requisitos de Uniformidade para Manuscritos Apresentados a Revistas Biomédicas” (estilo Vancouver), elaborados pelo Comité Internacional de Editores de Revistas Médicas. Disponível em: http://www.icmje.org/urm_full.pdf.
Cada manuscrito deve submeter-se a um processo de envio e apresentar-se num documento de texto a duplo espaço, utilizando a letra tipo Arial 11, num tamanho de página DIN A4, com margens laterais, superior e inferior de 2,5 cm.
A sua estrutura deve ajustar-se à seguinte ordem: página de título, resumo, texto e bibliografia. As tabelas e figuras, com os seus correspondentes título e legendas, submetem-se ao mesmo processo de envio em arquivos independentes, como ficheiros complementares.
Nem o documento de texto com o manuscrito, nem os ficheiros complementares que acompanham o trabalho, podem ultrapassar os 6 MB de tamanho.
Página de título
Nesta página indicam-se os seguintes dados:
- Título do artigo (conciso mas informativo).
- Nome completo de cada um dos autores.
- Nome completo do local de trabalho de cada um dos autores.
- Nome e direção completa do responsável pelo trabalho ou do primeiro autor, incluindo o número de telefone e de fax e o endereço eletrónico.
Segunda página
Nesta página indicam-se os seguintes dados:
- Financiamento:
Bolsas e ajudas obtidas para a realização do trabalho e outras especificações. No caso de ausência de financiamento indica-se expressamente essa situação. - Declaração de conflito de interesses:
Os autores devem declarar qualquer tipo de relação económica ou de outra natureza que possa ter influenciado a preparação e a realização do seu trabalho para a revista. A não existência de conflitos de interesses também deve ser declarada.
Como exemplo, se a resposta a alguma destas perguntas for positiva pode existir conflito de interesses:
- Nos últimos 5 anos, algum dos autores manteve algum tipo de relação económica com alguma instituição que seja favorecida ou prejudicada pelos resultados do trabalho apresentado?
- Há alguma instituição, organização ou pessoa que por motivos de rivalidade ou afeto possa ser prejudicada ou beneficiada pelos resultados do trabalho? A investigação foi promovida por alguma instituição, organização ou pessoa que possa ser beneficiada pelos resultados do trabalho?
Resumo e palavras-chave
Deve ser incluindo um resumo com uma extensão máxima de 250 palavras. O mesmo deverá descrever de forma concisa o motivo da investigação, a metodologia, os resultados mais destacados e as principais conclusões o trabalho.
Por baixo do resumo indicam-se 3 a 10 palavras-chave que identifiquem o conteúdo do trabalho para a sua inclusão em reportórios e bases de dados.
Tanto o título como o resumo e as palavras-chave são publicados em espanhol, português e inglês. Os autores remetem, pelo menos, em inglês.
Texto
As páginas seguintes são dedicadas ao texto do artigo. Os artigos originais devem ser divididos nas seguintes secções: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão. Alguns tipos de artigos, como revisões, apresentações de casos, etc. podem necessitar de um formato diferente.
- Introdução
Deve indicar com clareza e de forma resumida os fundamentos do trabalho e a finalidade do mesmo, não incluindo dados ou conclusões do trabalho que se publica. - Material e métodos
Deve descrever claramente a metodologia utilizada, incluindo a seleção de indivíduos ou material estudado, indicando os métodos, equipamentos e/ou procedimentos com suficiente detalhe para permitir reproduzir o estudo a outros investigadores. Deve indicar os métodos estatístico e de laboratório aplicados.
Quando se trate de trabalhos experimentais em que se tenham grupos de humanos ou animais, devem ser mencionadas as normas éticas seguidas pelos autores. Os estudos experimentais em humanos deverão contar com a correspondente aprovação. Quando exista referência a produtos químicos ou medicamentos deve ser mencionado o nome genérico. - Resultados
Os resultados devem ser concisos e claros, incluindo o mínimo necessário de tabelas e figuras, de modo que não exista repetição de dados no texto, nem nas figuras e tabelas. - Discussão
Os resultados são apresentados comparando-os com outros publicados, assim como as conclusões e aplicações. Não devem repetir-se com detalhe os resultados da secção anterior e as conclusões devem basear-se nos resultados do trabalho.
Agradecimentos
Quando se considere necessário faz-se menção às pessoas, centros ou entidades que tenham colaborado na realização do trabalho sem serem autores.
Bibliografía
As referências bibliográficas apresentam-se pela ordem em que aparecem no texto com a correspondente numeração correlativa em números árabes superiores à linha. De seguida apresentam-se alguns exemplos:
Artigos e revistas
- Jerrett M, Gale S, Kontgis C. Spatial Modeling in Environmental and Public Health. Research Int. J. Environ. Res. Public Health. 2010; 7:1302-29.
- Cózar JM. Principio de precaución y medio ambiente. Rev. Esp. Salud Pública 2005; 79(2):133-44.
Livros e monografias
- Programa de Naciones Unidas para el Desarrollo (PNUD). Informe sobre desarrollo humano 2006. Más allá de la escasez: poder, pobreza y la crisis mundial del agua. Madrid: Mundi Prensa; 2006.
- Casas S, García A, Suárez S, et al. La salud en la evaluación de impactos ambientales. Guía metodológica. Madrid: Sociedad Española de Sanidad Ambiental. 2011.
Capítulo de livro
- Ordóñez Iriarte JM. Radiaciones ultravioletas y cambio climático. Efectos en la salud. En: Martí Boscà JV, director, et al. Cambio global España 2020/50. Cambio climático y salud. Asturias: CCEIM-ISTAS-SESA. 2012. pp. 228-42.
Atas de conferências e congressos
- Barcellos C, Coutinho K, Pina MF, et al. Health risk analysis of the Rio de Janeiro water supply using Geographical Information Systems. En: Abstracts of GIS in Public Health. San Diego, Estados Unidos: ESRI; 1998.
- Kimura J, Shibasaki H, editores. Recent advances in clinical neurophisiology. Proceedings of the 10th International Congress of EMG and Clinical Neurophisiology; 1995 Oct 15-19; Kyoto, Japón. Amsterdam: Elsevier; 1996.
Documentos legais
- Real Decreto 102/2011, de 28 de Janeiro, relativo à melhoria da qualidade do ar. BOE nº 25, de 29 de Janeiro.
Internet
Tabelas
As tabelas apresentam-se em arquivos independentes, um arquivo por tabela (não superior a 6 MB), como ficheiros complementares. Numeram-se correlativamente com números árabes, com o título na parte superior e as pertinentes notas explicativas em baixo.
Figuras e imagens
Devem ser numeradas consecutivamente, pela ordem em que aparecem no texto, em números árabes. A legenda contém a informação necessária para interpretar corretamente a figura sem recorrer ao texto. Apresentam-se em arquivos independentes (não superiores a 6 MB), como ficheiros complementares, e com uma resolução mínima de 300 ppp (pontos por polegada).
APRESENTAÇÃO DE MANUSCRITOS E PROCESSO EDITORIAL
Os trabalhos são enviados para a REVISTA DE SALUD AMBIENTAL através da plataforma disponível na web http://ojs.easyapps.es/index.php/rsa. Para isso será imprescindível que o autor leve a cabo o processo de registo na referida plataforma, preenchendo os campos obrigatórios do seu perfil e escolhendo, pelo menos, a opção “Registar-se como autor”, que poderá encontrar na parte final do formulário. Uma vez registado, o autor poderá aceder a um processo de envio em cinco passo, durante os quais lhe serão solicitados o arquivo de texto com o manuscrito, os dados próprios do artigo e os ficheiros complementares que serão incluídos no texto.
A redação da REVISTA DE SALUD AMBIENTAL acusará a receção dos trabalhos que lhe cheguem e posteriormente informará da sua aceitação ou rejeição.
Os manuscritos serão revistos de forma anónima por avaliadores externos. A redação da REVISTA DE SALUD AMBIENTAL reserva-se o direito de rejeitar os artigos que não considere adequados para publicação, assim como introduzir modificações de estilo para adaptação às normas de publicação, comprometendo-se a respeitar o conteúdo original.
Previamente à publicação do artigo, o autor receberá cópia das provas para sua correção, que deverá devolver à redação da revista dentro das 72 horas seguintes à sua receção.
A REVISTA DE SALUD AMBIENTAL não devolverá os ficheiros originais, tenham ou não sido aceites para publicação.
RESPONSABILIDADES ÉTICAS
Se aplicável, será incluída a autorização para publicar por parte da instituição financiadora.
O envio do manuscrito implica que este não tenha sido publicado anteriormente e que não está a ser considerado para publicação noutra revista, libro, etc.
A responsabilidade de obter as correspondentes autorizações para reproduzir parcialmente material de outras publicações cabe aos autores.
A REVISTA DE SALUD AMBIENTAL declina qualquer responsabilidade sobre possíveis conflitos relacionados com a autoria dos trabalhos que se publiquem.
A REVISTA DE SALUD AMBIENTAL não assume a responsabilidade pelas afirmações realizadas pelos autores.