Resumo
Introdução: O projeto INMA é um estudo multicêntrico, que consiste no acompanhamento prospetivo de coortes mães-filhos em diferentes regiões de Espanha. Objetivo: Estudar a relação entre os principais poluentes ambientais e desenvolvimento da criança nas fases pré e pós-natal. Material e Métodos: Em todas as coortes é utilizada a mesma metodologia e instrumentos de recolha de dados (exposição ambiental, amostras biológicas, exames de desenvolvimento físico e neuro-psicológico, questionários de dieta, etc.) durante o crescimento intrauterino e nas fases de seguimento da infância. Resultados: Apresentam-se os níveis de poluentes orgânicos persistentes (POP) no soro do primeiro trimestre de gravidez, os valores de chumbo (Pb) e de mercúrio total (Hg-T) no cordão umbilical, e as associações com o desenvolvimento neuro-psicológico analisadas até à data. Os POP encontrados com maior frequência foram p,p ́-DDE (99%) e PCB 153 (95%) com uma média no soro (ng/g-lípido) de 110,0 (p,p ́-DDE) e 38,9 (PCB 153). A média e o nível máximo de Pb foram 1,06 μg/dL e 19 μg/dL, respetivamente. A média de Hg-T foi de 8,2 μg/L, sendo o consumo de peixe o principal responsável. Os níveis de Hg-T de referência estabelecidos pela USEPA (6,4 μg/L) foram ultrapassados em 64% das amostras. Conclusão: Os níveis de POP e Pb observados nas áreas de estudo apresentaram-se dentro dos valores descritos em estudos anteriores. Os teores de Hg requerem uma avaliação mais aprofundada, assim como o estudo das possíveis associações com o desenvolvimento neuro-psicológico.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.