Níveis de poluentes orgânicos persistentes e de metais pesados no sangue e os efeitos no desenvolvimento neuro-psicológico na primeira infância e em coortes mães-filhos INMA (INfância e Meio Ambiente)
Rev. Salud Ambient. Vol 12, No 1 (2012)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

desenvolvimento neuro-psicológico
desenvolvimento cognitivo
desenvolvimento psicomotor
POPs
DDE
PCBs
Pb
Hg

Como Citar

Aranbarri Paredes, A., Fano Ardanaz, E., Llop Pérez, S., Ramón Bonache, R., Murcia Hinarejos, M., Guxens Junyent, M., Lertxundi Iribar, N., & Ibarluzea Maurolagoitia, J. (2012). Níveis de poluentes orgânicos persistentes e de metais pesados no sangue e os efeitos no desenvolvimento neuro-psicológico na primeira infância e em coortes mães-filhos INMA (INfância e Meio Ambiente). Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 12(1), 3–13. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/106

Resumo

Introdução: O projeto INMA é um estudo multicêntrico, que consiste no acompanhamento prospetivo de coortes mães-filhos em diferentes regiões de Espanha. Objetivo: Estudar a relação entre os principais poluentes ambientais e desenvolvimento da criança nas fases pré e pós-natal. Material e Métodos: Em todas as coortes é utilizada a mesma metodologia e instrumentos de recolha de dados (exposição ambiental, amostras biológicas, exames de desenvolvimento físico e neuro-psicológico, questionários de dieta, etc.) durante o crescimento intrauterino e nas fases de seguimento da infância. Resultados: Apresentam-se os níveis de poluentes orgânicos persistentes (POP) no soro do primeiro trimestre de gravidez, os valores de chumbo (Pb) e de mercúrio total (Hg-T) no cordão umbilical, e as associações com o desenvolvimento neuro-psicológico analisadas até à data. Os POP encontrados com maior frequência foram p,p ́-DDE (99%) e PCB 153 (95%) com uma média no soro (ng/g-lípido) de 110,0 (p,p ́-DDE) e 38,9 (PCB 153). A média e o nível máximo de Pb foram 1,06 μg/dL e 19 μg/dL, respetivamente. A média de Hg-T foi de 8,2 μg/L, sendo o consumo de peixe o principal responsável. Os níveis de Hg-T de referência estabelecidos pela USEPA (6,4 μg/L) foram ultrapassados em 64% das amostras. Conclusão: Os níveis de POP e Pb observados nas áreas de estudo apresentaram-se dentro dos valores descritos em estudos anteriores. Os teores de Hg requerem uma avaliação mais aprofundada, assim como o estudo das possíveis associações com o desenvolvimento neuro-psicológico.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.