Resumo
A cidade de Tarragona e os seus arredores convivem com a actividade industrial de um dos complexos mais importantes de Espan- ha e do sul da Europa. O objectivo desde estudo tem sido avaliar o risco crónico por inalação de 18 hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) na população residente nos municípios localizados em redor deste complexo.
Para este estudo foram escolhidos três municípios e em cada um deles recolheu-se à volta de 50 amostras desde Junho de 2008 a Julho de 2009. Em cada amostra captou-se, simultaneamente e durante 24 horas, a fase particulada (partículas totais em suspen- são, PST) em filtro de fibra de quartzo e a fase gasosa em cilindros de espuma de poliuretano. Os HAP extraíram-se com diclorometano através de extracção pressurizada e quantificação por cromatografia gasosa e espectrometria de massas.
Para estimar o risco por inalação de HAP, primeiro expressaram-se os 18 HAP como equivalentes de benzo(a)pireno utilizando factores de toxicidade de equivalência, e posteriormente aplicou-se o factor de risco, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no desenvolvimento de cancro do pulmão para uma esperança de vida de 70 anos, de 8,7 x 10-5 por ng m-3 de benzo(a) pireno.
O valor médio de risco obtido no estudo foi de 1,2·10-4. Este valor supera os critérios recomendados pela OMS e pela Agência de Protecção do Meio-ambiental Americana (USEPA); contudo, é inferior a 10-3, limite a partir do qual o risco é assumido para a população.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.