Avaliação de risco por exposição a hidrocarbonetos aromáticos policíclicos na saúde da população residente ao redor do complexo químico de Tarragona
Rev. Salud Ambient. Vol 12, No 1 (2012)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

avaliação de risco
hidrocarbonetos aromáticos policíclicos
fase gasosa
fase particulada
complexo químico
qualidade do ar

Como Citar

Cuadras Andreu, A., Ramírez González, N., Rovira Ricart, E., Marcé Recasens, R. M., & Borrull Ballarin, F. (2012). Avaliação de risco por exposição a hidrocarbonetos aromáticos policíclicos na saúde da população residente ao redor do complexo químico de Tarragona. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 12(1), 14–25. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/107

Resumo

A cidade de Tarragona e os seus arredores convivem com a actividade industrial de um dos complexos mais importantes de Espan- ha e do sul da Europa. O objectivo desde estudo tem sido avaliar o risco crónico por inalação de 18 hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) na população residente nos municípios localizados em redor deste complexo.

Para este estudo foram escolhidos três municípios e em cada um deles recolheu-se à volta de 50 amostras desde Junho de 2008 a Julho de 2009. Em cada amostra captou-se, simultaneamente e durante 24 horas, a fase particulada (partículas totais em suspen- são, PST) em filtro de fibra de quartzo e a fase gasosa em cilindros de espuma de poliuretano. Os HAP extraíram-se com diclorometano através de extracção pressurizada e quantificação por cromatografia gasosa e espectrometria de massas.

Para estimar o risco por inalação de HAP, primeiro expressaram-se os 18 HAP como equivalentes de benzo(a)pireno utilizando factores de toxicidade de equivalência, e posteriormente aplicou-se o factor de risco, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), no desenvolvimento de cancro do pulmão para uma esperança de vida de 70 anos, de 8,7 x 10-5 por ng m-3 de benzo(a) pireno.

O valor médio de risco obtido no estudo foi de 1,2·10-4. Este valor supera os critérios recomendados pela OMS e pela Agência de Protecção do Meio-ambiental Americana (USEPA); contudo, é inferior a 10-3, limite a partir do qual o risco é assumido para a população.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.