Avaliação dos riscos potenciais associados às captações de água de consumo que abastecem o parque industrial de Casares (Málaga)
Rev. Salud Ambient. Vol 12, No 1 (2012)
PDF (Español (España))

Palavras-chave

metodologia ATSDR
avaliação de risco em Saúde Pública
água para consumo humano

Como Citar

Castellano Calero, C., Pezzi Cereto, M. Ángel, Fernández Vázquez, R., & Martín-Olmedo, P. (2012). Avaliação dos riscos potenciais associados às captações de água de consumo que abastecem o parque industrial de Casares (Málaga). Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 12(1), 26–33. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/108

Resumo

O presente trabalho pretende mostrar a utilidade da metodologia de Avaliação de Riscos em Saúde (ERSP) da Agência para as Substâncias Tóxicas e Registo de Doenças (ATSDR, EUA) como ferramenta de Saúde Pública na priorização e sistematização do processo de gestão de riscos relacionados com a exposição a substâncias químicas. Neste estudo foram avaliados em concreto os riscos potenciais que poderiam afectar as captações (poços) que abastecem o Parque Industrial de Casares (Málaga) (PIC), situado nas proximidades da estação de transformação de Resíduos Sólidos Urbanos (PT-RSU) da Costa do Sol e de um aterro selado. O estudo exaustivo da área incluiu a análise das características geomorfológicas, condições climáticas e atividades económicas presentes e passadas na zona, tendo permitido identificar os caminhos de exposição mais prováveis e a identificação e caracterização dos perigos mais relevantes que poderiam afectar a água das captações em estudo. A metodologia da ASTDR foi complementada com a utilização de modelos para a estimação do perigo de contaminação de aquíferos (modelo SIG) e com uma pesquisa em bases de dados internacionais para identificação de perigos químicos. Como resultado do estudo identificou-se a existência de dois aquíferos distintos que abastecem os 4 poços do PIC, o que levou a uma análise diferenciada dos riscos potenciais. Desta forma, foi descartada a atividade agrícola como fonte de perigos mas não as atividades de criação de gado. Em relação à PT-RSU é necessário aumentar a frequência de controlo de parâmetros microbiológicos e químicos como o tetracloroeteno, outros compostos orgânicos voláteis e metais pesados (As, Pb, Hg). A importante carga de coliformes totais encontrada em todos os poços torna necessário investigar possíveis infiltrações a partir da rede de saneamento das povoações vizinhas.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.