Intervenção comunitária no ensino superior de saúde ambiental
Rev. Salud Ambient. Vol 12, No 1 (2012)
PDF

Palavras-chave

Bolonha
Ensino Superior
Curso de Saúde Ambiental
projetos
intervenção comunitária

Como Citar

Guia, C., Rodrigues dos Santos, R., & da Silva Nunes, R. (2012). Intervenção comunitária no ensino superior de saúde ambiental. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 12(1), 58–67. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/112

Resumo

As atividades desenvolvidas visam a prática de um ensino orientado para o processo de Bolonha, centrado no aluno, na experiência e numa aprendizagem alicerçada em métodos práticos. Sob a orientação dos professores, os alunos do 2.o ano do I Curso de Saúde Ambiental do Instituto Politécnico de Beja conceberam e desenvolveram nove projetos de intervenção comunitária em saúde ambiental nas áreas, de produtos perigosos (mercúrio), da habitabilidade e geriatria, de educação para a saúde e ambiente, de água para consumo humano, da informação e comunicação em saúde ambiental, do uso eficiente de recursos em edifícios públicos, do desenvolvimento infantil em espaços exteriores e fatores alergénicos na habitação.

Esta ação pedagógica decorre durante três semestres letivos, o que corresponde, a três fases distintas: conceção, execução e avaliação/divulgação. De forma a permitir a exequibilidade dos projetos, cada grupo de três alunos envolvidos estabeleceu parcerias com diversas entidades como câmaras municipais, juntas de freguesias, unidades hospitalares, estabelecimentos de ensino, cooperativas de consumo, empresas de tratamento de resíduos perigosos, Instituto da Juventude e empresas comerciais. Embora ainda não tenha sido possível avaliar a globalidade dos projetos, resultados preliminares sugerem um excelente sucesso das ações desenvolvidas, com ganhos em saúde para as populações envolvidas quer por alterações no ambiente quer por um aumento de empowerment. Foi igualmente possível obter mais-valias económicas e contribuir para a preservação do ambiente.

Verificou-se ser exequível para os alunos ganhar competência e conhecimentos num modelo de ensino caracterizado pela ausência de aulas expositivas em que os discentes, auxiliados pelos docentes, tomam opções e percorrem o seu caminho de modo particularmente autónomo simulando um contexto real de exercício profissional.
Esta experiência indicia que as instituições de ensino superior politécnico ao caminharem no sentido de Bolonha poderão reforçar o seu real contributo para a saúde das comunidades.

PDF

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.