Resumo
Enquadramento: O chumbo afeta as funções comportamentais e cognitivas das crianças. Não há consenso acerca do atual nível de segurança do chumbo que visa evitar estes efeitos adversos.
Métodos: Estudo transversal com 511 crianças de 23 escolas primárias da Comunidade de Madrid, Espanha (Região de Madrid -incluindo a cidade de Madrid e a aglomeração urbano-industrial das cidades satélites que a rodeiam). O nível de chumbo no sangue das crianças foi determinado por espectrofotometria de absorção atómica. Além disso, os professores responderam a um questionário de oito itens sobre o comportamento das crianças e desempenho escolar. Os pais preencheram um questionário sobre as variáveis sociodemográficas das crianças e da família.
Resultados: O nível médio de chumbo no sangue das crianças foi de 4,1 μg/dL SD 1,6 μg/dL (log transformado 3,8 μg/dL SD 0,2 μg/ dL). A análise multivariada controlada pelas variáveis sociodemográficas (idade, sexo e nível de escolaridade dos pais, entre outros) mostrou uma associação negativa, mas esta não foi estatisticamente significativa.
Conclusões: Apesar dos baixos níveis de chumbo encontrados no sangue das crianças da Comunidade de Madrid (Espanha) e das limitações do desenho do estudo os resultados obtidos, embora não estatisticamente significativos, sugerem a existência de efeitos nocivos do chumbo no sangue das crianças sobre o seu comportamento e desempenho escolar.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.