Danos genéticos e exposição a pesticidas em trabalhadores agrícolas do Vale San Quintin, Baixa California, México
PDF (Español (España))

Palavras-chave

dano genotóxico
exposição ocupacional
trabalhadores agrícolas
pesticidas
micronúcleos
San Quintín B.C.

Como Citar

Zúñiga Violante, E., Arellano García, E., Camarena Ojinaga, L., Daesslé Heusser, W., Von-Glascoe, C., Leyva Aguilera, J. C., & Ruiz Ruiz, B. (2012). Danos genéticos e exposição a pesticidas em trabalhadores agrícolas do Vale San Quintin, Baixa California, México. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 12(2), 93–101. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/328

Resumo

Diferentes estudos mostram a capacidade que os pesticidas possuem para induzir dano genético (DG) com diversos efeitos na saúde. Neste trabalho estudou-se a genotoxicidade em residentes do vale agrícola de San Quintin, Baixa Califórnia, México (VSQ), cujo objetivo foi determinar se a exposição ocupacional e ambiental a pesticidas nesta região é um fator DG e explorar se as mulheres são mais vulneráveis a este efeito. Aplicou-se um questionário a 88 moradores do VSQ para determinar os fatores de inclusão e exclusão no estudo, 40 concordaram em participar dos quais 25 com exposição ocupacional e 15 com exposição ambiental, com um número idêntico de homens e mulheres. Todos os participantes assinaram um termo de consentimento informado. Foi utilizada a técnica de micronúcleos (MN) por bloqueio da citocinese em amostras de sangue periférico para avaliar o DG com a frequência de MN e Pontes de Cromatina em 1000 células binucleadas (CBN); explorou-se a correlação do DG com o tempo de exposição ocupacional a pesticidas. Os homens ambientalmente expostos tiveram menos DG do que as mulheres com médias de MN de 8,1 ± (1,83) y 13,1 (±1,7) respetivamente; por outro lado, a exposição ocupacional afetou os dois sexos: os homens tiveram uma média de MN igual 15,9 (± 2,9) e nas mulheres foi de 18,1 (± 1,7). Concluiu-se que a exposição ocupacional a pesticidas é um facto de DG e as mulheres apresentam maior vulnerabilidade a DG. O tempo de exposição ocupacional está diretamente relacionado com o aumento do número de MN.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.