Planos de Segurança da Água. Análise de perigos e avaliação de riscos num abastecimento de Biscaia. Aplicação a uma captação
PDF (Español (España))

Palavras-chave

água para consumo humano
abastecimento
análise de perigos
avaliação de riscos
metodologia
captação de água

Como Citar

Astillero Pinilla, M. J., Elortegi Gabikagogeaskoa, A., García Vázquez, R., & Palanca Cañón, D. (2012). Planos de Segurança da Água. Análise de perigos e avaliação de riscos num abastecimento de Biscaia. Aplicação a uma captação. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 12(2), 122–125. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/332

Resumo

A melhor opção para garantir a segurança e a qualidade no fornecimento de água é estabelecer um plano de controlo e gestão para os abastecimentos orientado para a prevenção dos riscos. Realizou-se, num abastecimento da Biscaia, a aplicação prática das etapas de análises de perigos e avaliação dos riscos apresentadas nas metodologias do Manual para o Desenvolvimento de Planos de Segurança da Água (OMS) e no Guia para a Elaboração de Programas de Controlo e Gestão de Abastecimentos de Água de Consumo da CAPV (Comunidade Autónoma do País Basco). A aplicação na fase de captação já fornece informação sobre os benefícios e os problemas encontrados. Assim, considerando os resultados obtidos pode-se concluir que esta metodologia foi muito eficaz na identificação de perigos que haviam passado despercebidos e no estabelecimento de novas medidas de controlo de riscos. Igualmente, é demonstrada a necessidade de interação entre organismos não diretamente relacionados com a exploração dos abastecimentos.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.