Vigilância da qualidade microbiológica de água de consumo humano e de água destinada ao abastecimento público da província de Valência durante o período 2002-2010
PDF (Español (España))

##plugins.themes.healthSciences.article.supplementaryFiles##

Figura (Español (España))
Gráficos (Español (España))

Palavras-chave

qualidade microbiológica
águas de consumo humano
microrganismos indicadores
cloração
província de Valência

Como Citar

Martí Requena, P., Roselló Gordo, S., Llopis González, A., Camaró Sala, M. L., & Morales Suárez-Varela, M. M. (2013). Vigilância da qualidade microbiológica de água de consumo humano e de água destinada ao abastecimento público da província de Valência durante o período 2002-2010. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 13(2), 137–147. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/377

Resumo

Este trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade microbiológica de amostras de água analisadas na província de Valência durante o período de 2002 a 2010. Observou-se a variação espacial, temporal e da origem das amostras que não cumprem os requisitos estabelecidos no RD 140/2003, para coliformes totais (CT), coliformes fecais (CF), Escherichia coli (EC), germes aeróbios a 22 ºC (AB 22 ºC), estreptococos fecais (EF), enterococos (EN), Clostridium sulfito (CS) e Clostridium perfringens (CP), estratificando as amostras que cumpriam os requisitos em “conformes” e as que não cumpriam em “não conformes” e a relação com o nível de cloro. Foi estudado um total de 10057 amostras de água de diversas origens: fontes, águas superficiais, centrais de desnitrificação, poços e rede de distribuição. Foram agrupadas nos 17 municípios de Valência.

Do total das amostras, não cumpriam os requisitos de qualidade para CT (34 %), EF e EN (16 %), AB 22 ºC (15,5 %), CF e EC (13 %) e CS e CP (5,6 %). Quanto à variação espacial registaram-se as maiores percentagens de amostras “não conformes” na zona interior e nos anos 2002 a 2004, 2008 e 2009. No que diz respeito à distribuição por origens foram observadas maiores percentagens de amostras “não conformes” nas águas de superfície, seguido de nascentes e poços.

Do total de amostras analisadas, 39,8 % estavam “não conforme”, sendo que 18,3 % destas eram da rede que abastece a população (rede de distribuição).

61 % das amostras “conformes” estão cloradas, o que significa que o cloro ainda é um tratamento eficaz de desinfeção.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.