Disruptores endócrinos e metabólicos e desordens reprodutivas: perspectivas futuras
Revista de Salud Ambiental 14 (1) 2014
PDF (Español (España))

Palavras-chave

disruptores endócrinos
diabetes
infertilidade
o metabolismo
obesidade

Como Citar

Mendiola Olivares, J., Fernandez, M. F., Nadal, A., Olea, N., Tena-Sempere, M., & Torres-Cantero, A. M. (2014). Disruptores endócrinos e metabólicos e desordens reprodutivas: perspectivas futuras. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 14(1), 1–7. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/589

Resumo

É evidente a importância que tem sido dada à associação entre exposições ambientais (principalmente compostos disruptores endócrinos) e os efeitos na saúde humana. Estes compostos incluem uma variedade de produtos químicos, tanto para uso hortícola (organoclorados e organofosforados, fungicidas, etc.), como no uso industrial e/ou comercial (bisfenol A, ftalatos, compostos perfluorados, etc.). Atualmente, as principais linhas de investigação procuram desordens do desenvolvimento neurológico ou cancro, bem como as alterações hormonais ou doenças associadas à disfunção hormonal, metabólica ou reprodutiva. A incidência de distúrbios metabólicos, como obesidade, síndrome metabólica ou diabetes, e problemas reprodutivos ou infertilidade estão a aumentar em populações humanas. No entanto, os fatores de risco estabelecidos não conseguem explicar totalmente as tendências observadas nestas desordens. Em geral, seria altamente aconselhável aumentar o número de estudos epidemiológicos em humanos e modelos mecanísticos em pré-clínica e/ou celular, para explorar as associações entre a exposição aos disruptores endócrinos e distúrbios ou doenças metabólicas, tais como obesidade, síndrome metabólica, diabetes e infertilidade, incluindo aspetos epigenéticos.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.