Presença de arsênio em fungos comestíveis, suplementos alimentares deles e substratos de crescimento da Galiza. Implicações nos alimentos
PDF (Español (España))

##plugins.themes.healthSciences.article.supplementaryFiles##

Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))
Sin título (Español (España))

Palavras-chave

arsénio
cogumelos
implicações alimentares
Galiza

Como Citar

Alonso, J., García, M. Ángeles, Corral, M., & Melgar, M. J. (2014). Presença de arsênio em fungos comestíveis, suplementos alimentares deles e substratos de crescimento da Galiza. Implicações nos alimentos. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 14(2), 114–121. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/631

Resumo

Neste artigo foram analisados os níveis de arsénio (As) nas principais espécies de cogumelos comercializáveis presentes na Galiza, nos seus meios de cultura e nos suplementos alimentares de cogumelos, para avaliar as suas repercussões alimentares.

As concentrações médias de As, expressas em mg/kg de peso fresco (p.f.)/mg/kg de peso seco (p.s.) em cogumelos silvestres foram de 0,029/0,273, em cogumelos cultivados de 0,029/0,271, em suplementos alimentares de cogumelos de 0,075/0,396, e em meios de cultura de 0,250/0,514, respetivamente. Por espécie, destacou-se a Lactarius deliciosus L., com uma média de 0,487 mg/kg dw, não existindo diferenças significativas entre as espécies. Os níveis nos suplementos, ainda que baixos, foram maiores do que em cogumelos silvestres ou cultivados.

Os níveis de arsénio obtidos estão dentro do normal nas matrizes analisadas em áreas não poluídas. Conhecidas estas baixas concentrações em cogumelos e em suplementos obtidos na Galiza e tendo em conta a participação destes alimentos na dieta e a baixa presença de formas inorgânicas de As, pode concluir-se que não há risco toxicológico associado ao consumo das espécies analisadas ou das dosagens indicadas para os suplementos, pela presença de arsénio.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.