Resumo
Uma das atividades básicas do Programa de Vigilância e Controlo de Reutilização da Água, da área de intervenção geográfica do Serviço de Saúde Ambiental da Região de Múrcia, é a supervisão do autocontrolo, para verificar a conformidade com o anexo I do R.D. 1620/2007, que devem realizar os concessionários que reutilizam água fornecida pela entidade gestora da bacia hidrográfica. Para facilitar estas tarefas, este serviço elaborou em junho de 2012 uma Instrução Técnica para a Vigilância e Controlo da Reutilização da Água.
A fim de testar a eficácia das atividades de vigilância relativas à reutilização da água após o desenvolvimento da instrução técnica, compararam-se os resultados obtidos através das atividades de inspeção de 2012 com os obtidos através das actividades inspeção de 2014.
Os resultados obtidos mostram que a realização de inspeções e envio de relatórios para a entidade gestora da bacia hidrográfica aumentou o cumprimento do R.D. 1620/2007. Todos os inspecionados dispõem de programa de autocontrolo; o número de inspecionados que realizam controlos analíticos com uma frequência inferior à legalmente estabelecida diminuiu drasticamente.
As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.