Determinantes associados à variabilidade do índice de fragmentação do ácido desoxirribonucleico espermático em homens saudáveis: um estudo de seguimento
PDF (Español (España))

Palavras-chave

coeficiente de variação
exposições ambientais
fragmentação do ADN espermático
estilos de vida

Como Citar

Pérez-Palazón, C., López-Espín, J. J., Román-Arias, J. D., Mendiola, J., & Torres-Cantero, A. M. (2016). Determinantes associados à variabilidade do índice de fragmentação do ácido desoxirribonucleico espermático em homens saudáveis: um estudo de seguimento. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 16(1), 25–32. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/775

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar a variabilidade do índice de fragmentação do ácido desoxirribonucleico (ADN) espermático numa coorte de homens saudáveis e analisar os fatores associados a essa variabilidade, incluindo estilos de vida e exposições ambientais. Este é um estudo prospetivo, realizado por 1 ano, avaliando várias amostras de sémen (obtidas aproximadamente a cada 4-6 semanas) a partir de 19 voluntários saudáveis do sexo masculino. Os sujeitos preencheram questionários epidemiológicos sobre estilos de vida e exposição a fatores ambientais em cada uma das entrevistas. Os indivíduos foram classificados em dois grupos de acordo com suas respostas sobre determinados estilos de vida ou exposições ambientais (“sim” vs. “não”). Calculou-se o coe ciente de variação (CV) e o coe ciente de variação intra-individual (CVI) do índice de fragmentação do ADN do esperma e analisaram-se as diferenças estatísticas relativamente às respostas aos fatores estudados. Os VC do índice de fragmentação do ADN do esperma foram significativamente diferentes para todas as variáveis estudadas, com exceção da exposição a tóxicos ambientais (CV similar) e do exercício físico ligeiro (VCi similar). O índice também se relacionou positivamente com o número de horas gastas em atividades sedentárias (valor-p = 0,05). Tal como acontece com a análise dos parâmetros seminais convencionais, uma única análise de fragmentação de ADN espermático pode ser pouco fiável para determinar este parâmetro no homem. Este estudo mostra que determinados fatores ou características do indivíduo podem estar relacionados com uma maior ou menor variabilidade do seu índice de fragmentação do ADN espermático.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.