Saúde ambiental de parques espanhóis: Abordagem ao potencial alergénico dos espaços verdes urbanos
PDF (Español (España))

Palavras-chave

índice de alergenicidade
parques saudáveis
alergia ao pólen
parques urbanos
infraestrutura verde

Como Citar

Cariñanos, P., Casares-Porcel, M., Díaz de la Guardia, C., Aira, M. J., Boi, M., Cardador, C., Elvira-Rendueles, B., Fernández-Rodríguez, S., Maya-Manzano, J. M., Pérez-Badía, R., Rodriguez de la Cruz, D., Rodriguez-Rajo, F. J., Rojo Úbeda, J., Sánchez-Reyes, E., Sánchez Sánchez, J., Tormo-Molina, R., & Vega-Maray, A. M. (2016). Saúde ambiental de parques espanhóis: Abordagem ao potencial alergénico dos espaços verdes urbanos. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 16(1), 33–42. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/795

Resumo

Os parques urbanos são elementos da infraestrutura verde que devem contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Neste trabalho apresentam-se os resultados da aplicação de um índice inovador, que permite estimar a alergenicidade potencial dos espaços verdes urbanos. Este índice, que inclui parâmetros biológicos e biométricos, intrínsecos às próprias espécies existentes nos parques, tem como resultado um valor numa escala entre 0 e 1, de acordo com o potencial alergénico do parque, caso este seja, respetivamente e nos seus extremos, nulo ou de máximo risco para as populações. O índice foi aplicado em parques de diferentes tipologias, desenho, tamanho, riqueza específica e biodiversidade, situados em 20 cidades espanholas. Os resultados demonstram que alguns dos parques estudados registam um valor de índice superior a 0.30, limite su ciente para causar sintomas de alergia na população exposta, e por tanto, risco moderado a alto. No entanto, a maioria dos parques apresenta um valor inferior a este limite. Também é possível conhecer quais as espécies que mais contribuem para o valor do índice, que correspondem aquelas com a estratégia de polinização anemófila, períodos de oração extensos e potencial alergénico referenciado. Estes requisitos são aplicáveis a todas as espécies das famílias Betuláceas, Cupressáceas e Moráceas, e em menor medida, Oleáceas e Platanáceas. Pode assim concluir-se que a aplicação de um índice de previsão dos níveis de alergenicidade dos espaços verdes urbanos constitui uma ferramenta útil para minimizar o impacto da alergia polínica sobre a população.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.