A importância das contagens polínicas no ar, um exemplo
PDF (Español (España))

Palavras-chave

aerobiologia
SW Espanha
calendário polínico
história aerobiologica
pólen e alergias

Como Citar

González Minero, F. J., & Cebrino, J. (2016). A importância das contagens polínicas no ar, um exemplo. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 16(1), 43–51. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/797

Resumo

A Baía de Cádiz no geral e Sanlúcar de Barrameda em particular foram lugares pioneiros em análises aerobiológicas em Espanha. Neste trabalho apresentamos dados polínicos inéditos obtidos durante um ano de amostragem do ar de Sanlúcar com um captador do tipo Hirst. Os resultados obtidos foram estruturados em forma de calendário polínico, de interpretação simples pelo pro ssional de saúde. De facto, esta publicação está concebida para relacionar o binómio pólen-alergias. Esta relação, discutida em diversas ocasiões, nunca perde relevância como veremos. Este artigo, também pretende ser uma pequena homenagem aos médicos pioneiros, que iniciam o seu estudo nesta localidade. Neste sentido discutimos os dados obtidos em 1941, relacionando-os com os nossos recolhidos em 2009. O clima termomediterrânico e a situação geográ ca de Sanlúcar originam um calendário polínico arquetípico de localidades da costa sul da península, muito diferente do calendário de localidades do interior: menores concentrações de pólen diárias e totais, sobretudo em gramíneas e outras plantas herbáceas, mas com presença mais contínua ao longo do ano, de modo que o risco de alergias ao pólen pode não se circunscrever apenas à primavera.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.