Resumo
O desenvolvimento das redes de aerobiologia em Espanha foi realizado ao nível das comunidades autónomas. Na Extremadura a amostragem levada a cabo pela Universidade de Extremadura começou em 1993 com a estação de Badajoz (BA). Duas localidades foram temporariamente estudadas como pontos de amostragem, Cáceres (CC 1996-2001) e Mérida (ME 1996-1998). Existem, atualmente, em execução desde 2011, mais 3 estações de amostragem: Plasencia (PL), Don Benito (DB) e Zafra (ZA) e, recentemente, de novo CC. O Índice Polínico Anual (somas diárias anuais) mostrou uma média de mais de 50.000 grãos/m3 (23.532-92.655). Em Badajoz (23 anos) verifica-se uma tendência para a redução da concentração. Os picos de concentração máximos diários foram alcançados em 1997 com os valores de 6.102 grãos/m3 (CC 21/3) e 5.041 grãos/m3 (BA 23/3). Os cinco tipos polínicos mais importantes representam 78% de pólen total registrado. A sua importância varia de uma estação para outra. Quercus, Poaceae, Olea, Cupressaceae e Platanus, nesta ordem, são os tipos mais abundantes em todas as estações, exceto Platanus que é o segundo em DB e Olea que é o segundo em ZA. Os dados estão disponíveis desde 2006 através do site do grupo de investigação (www. aerouex.es) e o registro de acessos mostra uma correlação significativa com a concentração de pólen. A Extremadura destaca-se pelos valores elevados de concentração de pólen de Poaceae e de Quercus, devido à grande extensão de azinheiras e sobreiros. O pólen de origens ornamentais, Cupressaceae e Platanus, mostra uma dependência significativa de sua abundância e distribuição nas localidades estudadas.As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.
Downloads
Não há dados estatísticos.