O laboratório clínico na exposição ao chumbo: do diagnóstico de intoxicação aguda ao rastreio neonatal? Um relatório de dois casos
PDF (Español (España))

Palavras-chave

rastreio neonatal
gasolina
envenenamento
pintura
chumbo

Como Citar

García-González, E., Calvo-Ruata, L., Founaud, B., Romero-Sánchez, N., & Rello, L. (2016). O laboratório clínico na exposição ao chumbo: do diagnóstico de intoxicação aguda ao rastreio neonatal? Um relatório de dois casos. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 16(2), 103–110. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/808

Resumo

O papel do laboratório clínico sobre a exposição ao chumbo tem tradicionalmente focado no diagnóstico de intoxicação que põe em perigo a saúde humana. No entanto, nas últimas décadas do século XX experimentou um aumento na consciência pública sobre a exposição ao chumbo, o que levou à proibição do uso de tintas e gasolina com chumbo. Como consequência, as intoxicações agudas chumbo são hoje em dia cada vez mais raras nos países industrializados. No entanto, este é sempre o perigo latente que deve ser conhecido pelos clínicos. Como exemplo, descrevemos dois casos recentemente diagnosticados em nosso laboratório.

Hoje, talvez mais preocupante, é a constatação dos efeitos prejudiciais exercidos por chumbo em crianças, mesmo em concentrações até então considerados seguras. Este renovou o interesse na determinação deste elemento no laboratório clínico, a fim de detectar e controlar todas as mulheres grávidas e crianças que podem ter níveis de chumbo no sangue acima de um limite de conveniência, actualmente fixado em 50 μg L-1 para ambas as populações. Se esta situação acaba por impor, o papel dos laboratórios clínicos com relação a determinação de chumbo vai sofrer uma grande mudança. Esta possibilidade é discutida no presente documento, juntamente com um programa piloto desenvolvido em nosso hospital com tal fim.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.