Vigilância epidemiológica e ambiental de criptosporidiose em Guipúscoa
PDF (Español (España))

Palavras-chave

Cryptosporidium
saúde pública
vigilância

Como Citar

Cortés Alonso, M. A., Iriondo Aguirre, M., Álvarez Guerrico, L., Orkaizagirre Gómara, A., & Arandia Artieda, J. (2016). Vigilância epidemiológica e ambiental de criptosporidiose em Guipúscoa. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 16(2), 111–117. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/812

Resumo

A criptosporidiose é uma parasitose de distribuição mundial causada por um protozoário do género Cryptosporidium. A infeção ocorre através da ingestão de oócitos excretados nas fezes de animais ou de humanos. Cryptosporidium é um dos agentes mais importantes entre os que causam surtos de origem hídrica e doenças diarreicas em todo o mundo, sendo a sua prevenção uma prioridade de Saúde Pública. Com o propósito de conhecer e descrever o padrão de apresentação da criptosporidiose na população e detetar precocemente os casos para controlar a difusão da doença, estabelecer medidas de prevenção e evitar surtos, iniciou-se em 2015 a vigilância ativa desta doença em Guipúscoa. Este trabalho resume os resultados da vigilância epidemiológica, microbiológica e ambiental de criptosporidiose levada a cabo em Guipúscoa e as medidas de controlo estabelecidas.
PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.