Obesogénicos, uma nova ameaça para a saúde pública?
PDF (Español (España))

Palavras-chave

obesidade
excesso de peso
obesogénicos
disruptores endócrinos

Como Citar

Fernández, M. F., López-Medina, J. A., Mustieles, V., & Olea, N. (2017). Obesogénicos, uma nova ameaça para a saúde pública?. Revista Espanhola De Saúde Ambiental, 17(1), 93–99. Obtido de https://ojs.diffundit.com/index.php/rsa/article/view/826

Resumo

A prevalência de excesso de peso e obesidade tem aumentado de forma notável nas últimas décadas, constituindo um grande problema de saúde pública. O desequilíbrio do balanço energético, consequência de uma alta ingestão calórica e de um baixo gasto energético, não explica por si só este aumento, de maneira que outros fatores - comportamentais, genéticos e ambientais - devem representar um papel importante.

A hipótese clínica de disrupção endócrina sugere a exposição humana a contaminantes ambientais disruptores endócrinos (DE) com atividade como obesogénicos que interferem de forma inapropriada sobre o metabolismo lipídico e a adipogénese, entre outros mecanismos, promovendo o excesso de peso e a obesidade. O catálogo de resíduos químicos DE que podem contribuir para esta hipótese ambiental não está ainda completo, embora já se conheçam alguns compostos obesogénicos. A identificação de substâncias químicas diretamente relacionadas com o desenvolvimento da obesidade e as suas complicações metabólicas contribuiria para estabelecer e melhorar as recomendações e exigências dos setores públicos e privados para a segurança alimentar e de bens de consumo e, por último, para a definição de políticas de saúde pública.

PDF (Español (España))

As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:

  1. A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
  2. As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença  Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
  3. Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.

Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.