Resumo
A onda de calor que ocorreu na Europa no verão de 2003 levou as autoridades de saúde a elaborar Planos de Prevenção, para minimizar os impactos que as ondas de calor têm na saúde dos cidadãos. Espanha baseou-se na investigação existente e elaborou um Plano de Prevenção às altas temperaturas, que esteve em vigor até 2015, data em que foi atualizado. Neste artigo apresenta-se de forma resumida, os estudos realizados no nosso país que levaram à atualização do referido Plano. Também se analisam alguns estudos realizados em Espanha relacionados com as ondas de frio e a mortalidade atribuída; a evolução temporal dos impactos do calor por grupos etários; a deteção de grupos de maior suscetibilidade; a variabilidade geográfica e os efeitos na saúde das ondas de calor e a sua aplicabilidade para melhorar os planos de prevenção, assim como futuras linhas de investigação no campo das temperaturas extremas e o seu impacto na saúde.As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.
Downloads
Não há dados estatísticos.