Resumo
Desde as primeiras epidemias de peste na idade média até à epidemia de Ébola na África Ocidental em 2014-15, as emergências sanitárias têm tido um importante impacto na história da humanidade. Contudo, a partir da segunda metade do século XX a frequência com que se detetam e notificam eventos e situações de risco para a saúde das populações a nível global parece ter aumentado. Durante esse mesmo período ocorreram alterações globais em diversos âmbitos, incluindo no clima que face à velocidade com que se verifica poderá colocar em causa a capacidade de adaptação do ser humano. Neste artigo tentamos avaliar as relações existentes entre as alterações globais e a modificação observada no padrão de alertas e emergências de interesse internacional e apresentamos o possível impacto da modificação desse padrão. Embora este impacto possa ser controlado a curto prazo, a complexidade das inter-relações entre os diferentes aspetos das alterações globais e as suas possíveis sinergias e o seu impacto na saúde humana dificultam previsões de médio e de longo prazo.As obras publicadas na revista estão sujeitas aos seguintes termos:
- A revista detém os direitos patrimoniais (copyright) das obras publicadas e favorece e permite a reutilização das mesmas sujeita à licença indicada no ponto 2.
- As obras são publicadas na revista eletrónica sob uma licença Creative Commons Atribuição - NãoComercial 4.0 (CC BY-NC 4.0). As mesmas podem-se copiar, usar, difundir, transmitir e expor publicamente, para fins não comerciais, desde que se cite a autoria, o url e a revista.
- Os autores estão de acordo com a licença de uso utilizada pela revista, com as condições de auto-arquivo e com a política de livre acesso.
Em caso de reutilização das obras publicadas deve mencionar-se a existência e especificações da licença de uso para além de mencionar a autoria e fonte original de publicação.
Downloads
Não há dados estatísticos.